segunda-feira, 6 de junho de 2022

Pernambuco autoriza quarta dose da vacina contra Covid para pessoas a partir dos 50 anos e trabalhadores da saúde

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 pode ser aplicada em Pernambuco, a partir desta segunda-feira (6), nas pessoas a partir dos 50 anos e nos trabalhadores da saúde de qualquer idade que receberam a terceira dose do esquema vacinal há quatro meses. A ampliação do público que pode receber a segunda dose de reforço, como ela também é chamada, foi divulgada pelo governo estadual.

A decisão de ampliar esse público segue uma orientação do Ministério da Saúde e foi definida durante uma reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (6) por representantes do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação e gestores municipais.

Para a aplicação da quarta dose, devem ser utilizadas as vacinas da Pfizer, AstraZeneca/Fiocruz ou Janssen, conforme orientação do governo federal. O estado informou que as prefeituras devem analisar os estoques e a população já vacinada para informar ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) os quantitativos necessários para aplicação da quarta dose.

O governo de Pernambuco informou que a cobertura vacinal para a quarta dose no estado está em 35,9%. "Em um cenário incerto epidemiológico da Covid-19, precisamos garantir a vacinação para o esquema básico como também as doses de reforço", declarou a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

Em Pernambuco, a população estimada de trabalhadores da saúde é formada por 294.100 pessoas. A cobertura vacinal para o primeiro reforço desse grupo está em 78,90%, o que corresponde a 232.055 doses aplicada.

O governo detalhou que a liberação da segunda dose de reforço abrange as mesmas categorias de trabalhadores da saúde contempladas no início da campanha de imunização contra a Covid-19. Entre elas, estão:

Trabalhadores de hospitais, clínicas, ambulatórios, Unidades Básicas de Saúde (UBS), laboratórios, farmácias e outros locais;

-Agentes comunitários de saúde;

-Agentes de combate às endemias;

-Profissionais da vigilância em saúde;

-Trabalhadores de apoio em serviços de saúde, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e gestores.

-Profissionais que atuam em cuidados domiciliares em programas ou serviços de atendimento domiciliar.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) justificou a inclusão dos trabalhadores de saúde nessa ampliação, mencionando "a importância da proteção vacinal devido ao maior grau de exposição à Covid-19, que provoca maior risco de adoecimento e, consequentemente, absenteísmo e impacto no atendimento à população".

Com relação à ampliação da idade do público geral, a SES explicou, também no texto, que levou em consideração "a amplificação da resposta imune ofertada com as doses de reforço de vacinas contra a doença".

Fonte: G1-PE/Foto: Cristine Rochol/PMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário