segunda-feira, 25 de abril de 2022

Espaço Um Olhar Para o Futuro: O tratamento ideal para seus filhos, tem aqui no Brejo da Madre de Deus


“Estou preocupada, a psicopedagoga viu algo diferente em meu/minha filho/a e me orientou a procurar um psicólogo.” Calma, não se apavore. Vamos conversar sobre isso?! Sabemos que o processo de aprendizagem da criança desenvolve-se através de sua cognição, porém, alguns fatores emocionais podem influenciar nesse processo e fazer com que a criança acabe criando bloqueios e tendo dificuldades para aprender.

Alguns desses fatores são: ambiente familiar, ansiedade, depressão (sim, criança também tem depressão), o próprio ambiente escolar, entre tantos outros que, para um melhor diagnóstico do que está atrapalhando a criança, será necessário uma avaliação e o acompanhamento de um psicólogo.

Enquanto o profissional psicopedagogo busca desenvolver a cognição da criança afim de estimular sua aprendizagem, o psicólogo trata das questões emocionais que podem estar afetando e atrasando esse processo, assim, os dois trabalharão juntamente tornando essa tarefa menos cansativa e frustrante para a criança que se sentirá compreendida e acolhida em suas limitações desenvolvendo confiança e crença em sua capacidade para aprender.

Observação importante: o diagnóstico de ambos profissionais nesses casos, é de extrema importância para que estes possam traçar planos objetivos e efetivos para o tratamento, e sendo assim, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, mais chances de desenvolvimento a criança terá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário