quinta-feira, 12 de março de 2020

Cuba anuncia medicamento que já teria curado 1.500 pessoas do novo coronavírus


De acordo com o ministro da Saúde Pública de Cuba, José Ángel Portal Miranda, o país criou um medicamento, conhecido como Interferon alfa 2B (IFNrec), que já teria curado mais de 1.500 pacientes do novo coronavírus (Covid-19) na China. A fabricação do medicamento é realizada desde 25 de janeiro em um laboratório localizado na cidade chinesa de Changchun. As informações são da Revista Fórum.

O remédio foi escolhido como um dos 30 usados pelo governo chinês para combater a condição respiratória das vítimas. Em fevereiro, Miguel Díaz-Canel, presidente de Cuba, destacou em sua conta do Twitter a relevância da colaboração entre os dois países. Na publicação, ele afirma que apoia o "governo chinês e seu povo em seus esforços para combater o coronavírus".

Além de ser usado contra a Covid-19, o IFNrec possui outros usos como, por exemplo, no tratamento contra infecções causadas pelo vírus da imunodeficiência humana, o HIV. Agora, o grupo BioCubaFarma, responsável pela fabricação do remédio, trabalha em um antiviral para a doença, conhecido como cigb 210, e volta seus esforços para a criação de uma vacina. A ideia é que o projeto seja submetido à China o mais rápido possível.

No entanto, o medicamento não oferece uma cura completa, de acordo com Luis Herrera Martínez, consultor científico e comercial do grupo de negócios BioCubaFarma, "o Interferon alfa 2B tem a vantagem de que, em situações como essa, é um mecanismo para se proteger. Seu uso impede que pacientes com a possibilidade de agravar e complicar cheguem a esse estágio e tenham a morte como resultado".

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário