segunda-feira, 30 de março de 2020

Barragens acumulam água após chuvas no Agreste; Jucazinho está com 21,1% do volume total


Com o aumento das chuvas no interior de Pernambuco, as barragens do Agreste do estado acumularam água e algumas delas até verteram. O reservatório de Jucazinho, por exemplo, está com 21,1% do volume total e não passava de 1% da capacidade desde 2016. Conforme dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), essa porcentagem atual é referente a 43 milhões de m³ de água.

O reservatório Pedro Moura Júnior, em Belo Jardim, é responsável pelo abastecimento de 160 mil moradores. Ele atende aos municípios de Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó. Com as chuvas, a barragem chegou a 35% da capacidade, o equivalente a 12 milhões de m³ de água.

Pedro Moura Júnior estava em colapso desde 2014. Como o sistema estava parado há seis anos, a previsão é de que seja elaborado um calendário de fornecimento de água em até 30 dias.

Sistema de Bitury em 2016 — Foto: Compesa/Divulgação

A barragem do Bitury atende aos mesmos municípios que a Pedro Moura Júnior. Ela está com 7% do volume total, o que corresponde a cerca 1,3 milhão de m³ de água. O reservatório estava em pré-colapso, com apenas 2% da capacidade total.

Santana II, localizada em Brejo da Madre de Deus, verteu e atingiu o máximo da capacidade de armazenamento, que é de 560 mil de m³ de água. O reservatório atende além de Brejo, os distritos de Fazenda Nova e Barra de Farias. Por causa disso, o abastecimento de água nas localidades vai ser de quatro dias com água e três sem - antes eram três dias com água e 27 sem.


A barragem de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, também está com 100% da capacidade - são 27 milhões de m³ de água. O reservatório estava em colapso desde setembro de 2019. De acordo com a Compesa, o atual nível das barragens garante mais água nas torneiras dos moradores por, pelo menos, um ano.

Segundo a companhia, Passira e Riacho das Almas vão ter quatro dias com água e três sem, enquanto o rodízio em Cumaru passa a ser de três dias com água e quatro sem. Antes, nesses municípios o abastecimento era de dois dias com e 28 sem água.

Jucazinho em colapso no ano de 2017 — Foto: Joalline Nascimento/G1

Em Surubim, Casinhas, Salgadinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes e Toritama, o sistema de distribuição de água passou para cinco dias com água e 25 sem - antes eram dois dias com água e 28 sem em alguns dos municípios.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário