terça-feira, 24 de março de 2020

Pernambuco tem mais dois pacientes curados e não confirma novos casos de coronavírus


Pernambuco divulgou, nesta terça-feira (24), que mais duas pessoas tiveram cura clínica da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Com isso, subiu para cinco a quantidade de pacientes recuperados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), desde a segunda-feira (23), não houve novos casos, mantendo o número do boletim anterior, com 42 confirmações.

Ao todo, segundo o secretário de Saúde, André Longo, foram feitos 108 testes para o novo coronavírus, mas, nesta terça, nenhum deles deu positivo.

"Vale salientar que, diante de uma epidemia, um dia de análise não é estatisticamente relevante, já que há mudança de cenário a cada dia e a crise tende a durar alguns meses. O isolamento social, com as medidas restritivas, devem permanecer como principal maneira de controlar a epidemia", afirmou o secretário.

Ainda de acordo com o secretário, dos 42 casos confirmados, oito estão internados. "Temos três desses casos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo dois no Hospital Português e um no Hospital Universitário Oswaldo Cruz [ambos no Recife]. Temos, ao todo, cinco pacientes curados", declarou.

Avaliação


De acordo com o médico Demétrius Montenegro, responsável pelo setor de infectologia do Oswald Cruz, unidade de referência, há pacientes curados que estavam internados e outros, em isolamento domiciliar, recebendo apenas tratamento para melhorar os sintomas das complicações da Covid-19.

"Eles não receberam nenhuma medicação específica para o vírus. Quem ficou internado, foi por causa de complicações, como alguma pneumonia bacteriana, e o tratamento passa a ser feito para tratar isso. É o caso dos pacientes que estão na UTI. Os outros, apenas esperaram o ciclo viral, tomando remédios prescritos para melhorar os sintomas", afirmou Demétrius.

Ainda segundo o infectologista, mesmo curados, os pacientes seguem sob atenção das equipes de saúde.

"Eles continuam seguindo a recomendação de um isolamento, mas não por muito tempo. São pessoas assintomáticas. A reinfecção é algo muito raro, que aconteceu apenas uma vez, na China, que ainda é o país com o maior número de casos. No Brasil, não nos preocupamos com isso", declarou.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário