segunda-feira, 25 de julho de 2022

União Europeia aprova vacina contra varíola dos macacos da Bavarian Nordic


A Comissão Europeia aprovou a extensão da vacina Imvanex, do grupo farmacêutico Bavarian Nordic, contra a propagação da varíola do macaco - anunciou o laboratório dinamarquês nesta segunda-feira (25).

O aval de Bruxelas ocorre depois de o regulador europeu, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), ter dado sinal verde, na sexta-feira (22), para estender este imunizante. A vacina Imvanex já está autorizada desde 2013 na União Europeia (UE).

Esta decisão também foi tomada depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu ativar, no sábado, seu nível mais alto de alerta pelo aumento de casos. Os contágios registrados passaram de 16 mil no final da semana passada. A maioria das ocorrências é na Europa. 

"Esta aprovação da vacina contra a varíola dos macacos é um exemplo da boa cooperação entre a Bavarian Nordic e os reguladores europeus, uma extensão de uso que costuma levar de seis a nove meses", disse o fabricante dinamarquês em um comunicado.

A autorização da Comissão Europeia é transferida para todos os Estados-Membros da UE, assim como para Islândia, Liechtenstein e Noruega, acrescentou o grupo escandinavo. 

A vacina Imvanex é comercializada como Jynneos nos Estados Unidos, onde tem licença contra a varíola dos macacos desde 2019. É o único fármaco com autorização para atuar na prevenção da doença.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário