terça-feira, 5 de julho de 2022

A criança não precisa de uma agenda, ela precisa brincar. Espaço Um Olhar Para o Futuro


Se você é adulto certamente tem uma agenda que precisa ser seguida e cumprida para poder dar conta das atividades do dia a dia e encerrar seus compromissos dentro do prazo. E se além de adulto você também tem filho(s), torna-se ainda mais necessário seguir à risca sua agenda que agora passa a ter também as atividades diárias da criança.

Porém, é exatamente esse o ponto: a adulto que precisa ter responsabilidade com seus compromissos é você e não a criança. Claro que ela precisa cumprir alguns cronogramas e seguir algumas regras, mas vamos deixar claro com alguns exemplos o que seriam esses “compromissos”? — ir à escola, brincar, fazer o dever de casa, brincar, arrumar o quarto/brinquedos, cuidar de sua higiene pessoal, brincar.

Dependendo da idade, também pode ser acrescentado à lista que ele deve ajudar nas tarefas de casa, no entanto, perceba: brincar é sua principal atividade. O que ocorre é que o cotidiano de seus pais está tão corrido atualmente que não lhe resta tempo para isso, e os pais precisam que a criança tenha uma agenda que acompanhe as suas, então a colocam na aula de reforço, dança, karatê, inglês, não lhe sobrando tempo nenhum para ser criança.

Pare um momento e pense: se você pudesse diminuir tarefas da sua agenda e abrir espaço para descansar e ter um momento de laser, você faria? Então porque você sobrecarrega sua criança com compromissos que às vezes nem você mesmo consegue dar conta? Criança não precisa de uma agenda, seu único compromisso precisa ser ser criança e isso requer tempo livre para brincar, imaginar, explorar e fazer atividades que ela goste e se identifique e não porque você precisa ocupar o tempo dela com qualquer coisa para acompanhar o seu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário