terça-feira, 29 de março de 2022

Pernambuco tem menor circulação viral em toda a pandemia: de cada 100 testes de Covid, menos de um dá positivo


Pernambuco vive, atualmente, o momento com menor circulação do novo coronavírus de toda a pandemia, que começou em marco de 2020. Segundo o governo, de cada 100 testes processados pelo Laboratório Central (Lacen), 0,95% dá positivo. Arredondando, isso significa que, de cada 100 pessoas que fazem o exame, uma tem a Covid-19 comprovada.

Nesta terça-feira (29), diante dos baixos índices da doença e o avanço da vacinação contra a Covid, entrou em vigor a norma que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos. O anúncio da liberação foi feito na segunda (28).

A proteção ainda é necessária em locais fechados e em ambientes como terminais de ônibus, em que há aglomeração de pessoas.

Em coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro do Recife, o secretário estadual de Saúde, André Longo, disse que houve melhora significativa nos índices da pandemia.

"Vivemos o momento com menor circulação viral em relação à Covid-19 desde o início da pandemia, na semana epidemiológica 12, encerrada no sábado (26). Pela sétima semana seguida, houve redução nos casos de Srag positivos para Covid. Foram 42 registros, queda de 12% e de 36% em comparação às últimas semanas epidemiológicas, as semanas 11 e 10, respectivamente", afirmou.

Sobre a positividade dos exames de Covid, o secretário lembrou os patamares de janeiro, em que havia, no estado, epidemias simultâneas de coronavírus e da Influenza A causada pelo vírus H3N2. "Na última semana de janeiro, de cada 100 exames processados, 52 chegavam a positivar", disse.

André Longo também afirmou que houve queda nos casos de pessoas com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), quadro que pode ter inúmeras causas, incluindo o coronavírus e outras doenças infecciosas. Atualmente, segundo o gestor, o estado vive uma época de sazonalidade dessas doenças.

"As solicitações por leitos de UTI também atingiram o menor patamar da pandemia. Foram 203 solicitações na semana passada. Houve quedas de 11%, na última semana, e de 19%, em 15 dias. Lembrando que a grande maioria dessas solicitações não é mais por Covid, mas por outros quadros respiratórios que, por vezes, se apresentam com características de Srag", declarou.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Sidia Haiut, disse que o atual decreto, que desobrigou o uso de máscaras e também liberou a capacidade total em eventos de qualquer tipo, é válido até que haja uma nova determinação, diferentemente das determinações anteriores que tinham prazo de validade.

"Hoje, a gente anuncia um avanço no plano de convivência e autoriza liberação total dos eventos. Não há mais restrição em relação a algumas atividades. Lembrando que é exigido o passaporte vacinal. Maiores de 12 anos precisam ter a segunda dose e maiores de 18 anos a dose de reforço, se já tiverem passado quatro meses da segunda dose", afirmou a secretária executiva.

Boletim


Nesta terça, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 1.994 ocorrências de Covid-19. Entre os casos confirmados, 19 (1%) são de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 1.975 (99%) são leves.

Com os novos dados, Pernambuco passou a totalizar 894.462 casos confirmados da doença, sendo 58.264 graves e 836.198 leves.

O boletim também confirmou dez óbitos. Essas mortes ocorreram entre os dias 6 de maio de 2021 e 27 de março de 2022. Com isso, o Estado totaliza 21.386 mortes pela Covid-19.

"Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde", informou o governo.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário