sábado, 5 de março de 2022

Estado de greve: Professores da rede pública do Brejo da Madre de Deus lutam pelos seus direitos; SINDUPROM envia nota explicando a situação

Os professores da rede pública de ensino da cidade do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco estão atualmente em estado de greve. A situação ocorre porque a categoria está lutando para que o prefeito do município Roberto Asfora, faça o reajuste de 33,24% estabelecido por lei. Na última quinta-feira dia (03), aconteceu uma reunião entre os envolvidos onde a prefeitura fez uma proposta de reajuste de 10,06% muito abaixo do estabelecido por lei, e a categoria não aceitou a proposta.

O SINDUPROM enviou para nossa equipe uma nota, onde explica a situação, e pede ao gestor público que faça o repasse como manda a lei. Veja a nota na íntegra abaixo:

Nota


Os professores/as da rede municipal de ensino de Brejo da Madre de Deus esperaram ansiosos/as durante pouco mais de duas semanas para se reunirem mais uma vez com a prefeitura.

Na última quinta-feira, 03 de Março de 2022, tivemos a esperada reunião onde a gestão se incumbiu de analisar uma proposta para concessão do reajuste salarial da categoria de professores. Proposta essa que nem deveria ter sido enviada como propositura de “negociação”, pois baseado na lei 11.738/2008 - Lei do Piso do Magistério e nas portaria interministeriais publicadas em Dezembro de 2021 e Janeiro de 2022, já havia sido sinalizado o pagamento do reajuste salarial de todos/as os/as professores/as das redes publicas de ensino desde o dia 1 de Janeiro do corrente ano.

Porém, conforme já haviam sinalizado na reunião do dia 16 de Fevereiro, no dia 3 de Março não foi diferente. A gestão municipal ofereceu um reajuste de 10,06%, quando a legislação apresenta 33,24%. É evidente que a categoria não iria e nem vai aceitar tamanha imoralidade. Pois, a prefeitura de Brejo da Madre de Deus quer alterar até a maneira como o cálculo para reajuste é feito.

Assim, na tarde do mesmo dia (03/03/2022), a categoria se reuniu massivamente em assembleia e fez a opção por decretar estado de greve. Faz necessário explicar que estado de greve ainda não é a greve em si, mas acaso a gestão não decida repassar os percentuais estabelecidos pela legislação municipal e federal para reajuste salarial dos/as professores/as, os/as mesmo poderão deflagrar uma greve.

É inadmissível o que a gestão, ao mesmo tempo em que condenava a atitude desrespeitosa dos antigos gestores, faça igual ou pior agora que ascenderam ao poder executivo municipal.

O SINDUPROM estará sempre em defesa da categoria de professores/as da rede municipal, independente da cor da bandeira que estenderem sobre a prefeitura.

E fazemos o clamor ao prefeito Roberto Asfora:


“Prefeito, pague o reajuste! Apresentamos propostas viáveis, mas sua assessoria está lhe orientando de forma errônea a retirar direitos que a categoria lutou muito para conquistar. Aguardamos que o senhor, chefe do poder executivo, não descumpra a lei e faça valer o reajuste salarial da categoria.“

Att. SINDUPROM em Brejo da Madre de Deus

Do Blog Divulga Brejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário