segunda-feira, 22 de agosto de 2022

O que é TEA (Transtorno do Aspectro Autista) e quando procurar ajuda profissional? A psicóloga Josimária F. dos Santos te explica


Os transtornos do neurodesenvolvimento são um grupo de condições que afetam os indivíduos desde muito cedo. Antes da criança ingressar na escola, é muito comum os cuidadores perceberem que algo não vai bem. Esses déficits vão alternando desde limitações muito específicas na área da aprendizagem, comunicação e também incluímos no controle das funções executivas.

Os prejuízos nas habilidades sociais e inteligência também são notados. Eles afetam diretamente no funcionamento pessoal, social, acadêmico e profissional e se não forem tratados, a tendência é a piora deles. Em alguns casos, a ocorrência de mais de um transtorno torna-se comum, isto é, crianças que possuem o transtorno do espectro do autista podem apresentar deficiência intelectual, transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade e apresentarem em conjunto um transtorno específico da aprendizagem.

A pessoa que sofre com esses transtornos, dependendo da gravidade, deve ter acompanhamento com equipe especializada e uso de medicação por um período mais longo. A neuropsicologia vem avaliar e tratar os pacientes que possuem esses e outros transtornos, buscando contribuir para uma melhor qualidade de vida e ajudando pais, professores e sociedade a entendê-los.

Se você percebe que sua criança ou adolescente não vem conseguindo se desenvolver normalmente e caso os professores queixam-se do comportamento, é hora de procurar ajuda profissional. Entre em contato pelo número: (81) 9 9912 - 4935 e marque já a sua consulta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário