quinta-feira, 11 de agosto de 2022

CONTAG na luta em defesa da democracia e da justiça eleitoral


Este 11 de agosto é um dia de luta em defesa da democracia e da justiça. Pelo menos, 21 capitais confirmaram atos unificados, reunindo movimentos sociais e estudantil, centrais sindicais que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e demais pessoas que defendem o estado democrático de direito. 

A CONTAG assinou os manifestos que serão apresentados nesta quinta-feira: o manifesto Em Defesa da Democracia e da Justiça, de iniciativa da Fiesp e subscrito pelas centrais sindicais e diversas entidades da sociedade civil, e a Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito.

Os atos de 11 agosto e os manifestos têm o objetivo de alertar a sociedade sobre a tentativa do atual presidente da República de não reconhecer eventual derrota nas eleições de outubro, visto os discursos que vem fazendo na tentativa de desacreditar, perante o mundo, o sistema eleitoral brasileiro.

Nessa luta em defesa da democracia e da realização das eleições, a CONTAG também assinou o Termo de Adesão ao “Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral” e ao “Programa de Fortalecimento Institucional a partir da Gestão da Imagem da Justiça Eleitoral”, promovidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A CONTAG entende que ser parceira do TSE nesses programas é importante para enfrentar a desinformação e aumentar o nível de confiança relacionado com as instituições eleitorais.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também se pronunciou em defesa da democracia e publicou manifesto neste sentido, colocando-se como guardiã do estado democrático de direito.

Fonte: CONTAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário