sexta-feira, 30 de julho de 2021

Pode consumir bebida alcoólica após tomar vacina da Pfizer, Janssen, Astrazeneca, Sputnik V ou Coronavac contra a covid-19?

A campanha de vacinação contra o coronavírus (covid-19) está acontecendo em todo o território nacional, e já há vacinas de diversas fabricantes circulando pelo país. Durante este período de vacinação, uma dúvida que muitas pessoas têm é: após tomar a vacina contra a covid-19, é possível consumir bebida alcoólica? Tem alguma diferença, dependendo do fabricante? Confira abaixo mais detalhes sobre essas vacinas.

Vacinas contra a covid-19 e álcool


A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), envolvida nas decisões do Programa Nacional de Imunização (PNI), informou que nenhuma vacina, incluindo todas para prevenir a covid-19, contraindica o consumo de bebidas alcoólicas ou exige precauções.

Não há qualquer interferência na resposta imunológica ou aumento do risco de eventos adversos. 

Efeitos do álcool


É importante ressaltar, no entanto, que o uso crônico e abusivo de álcool pode enfraquecer o sistema imunológico, aumentar o risco de infecções por vírus e bactérias, além de trazer diversos outros prejuízos à saúde e à vida.

Fonte: NE-10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário