quinta-feira, 3 de junho de 2021

Município de Jataúba inicia vacinação dos profissionais da Educação

Na tarde desta quarta-feira, 02/06, o município de Jataúba deu início a vacinação dos profissionais da educação da rede municipal, estadual e particular. Mais de duzentos profissionais receberam a primeira dose da vacina contra o Covid-19. A vacinação ocorreu na quadra poliesportiva da Escola Municipal José Higino de Sousa de forma organizada e cumprindo os protocolos de convivência como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos.

A importância do retorno às aulas presenciais é um fator de contenção e reversão das defasagens de aprendizado que se acentuaram no período da pandemia. A suspensão das aulas presenciais tornou ainda mais crítico o quadro de evasão e abandono escolar no país, pois potencializou a perda de vínculo entre escola, professores e estudantes. Dessa forma o retorno às atividades presenciais nas escolas deve estar associado a um processo dialógico e articulado, visando à garantia de acesso, ao efetivo acolhimento e às plenas condições de permanência e aprendizado dos alunos, observadas todas as medidas de segurança com a implementação dos protocolos aprovados pelas autoridades sanitárias e educacionais.

Ao priorizar a vacinação dos profissionais da educação que atuam no ambiente escolar, também se está tratando de reduzir as desigualdades, ampliadas no período de fechamento das escolas, visando à plena retomada das atividades escolares, à busca pela equidade no ensino e à educação de qualidade a todas as crianças e jovens brasileiros.

“Hoje é um marco para a educação em tempos de pandemia, poder vacinar nossos profissionais. Nós priorizamos os professores acima de 40 anos e os demais profissionais da educação básica que estão em efetivo exercício. Com o empenho da nossa prefeita, Dr.ª Cátia e a parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, foi possível proporcionar este momento aos nossos profissionais. A vacina nos trás um alento e a esperança de podermos voltar as atividades educacionais de forma presencial, mas, nossas escolas necessitam passar por um longo processo de reestruturação para nos adequarmos aos protocolos de convivência estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Mesmo de forma remota, nossa equipe está empenhada para oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade com equidade.”_ Ressaltou a Dirigente Municipal de Educação, Roseane Chaves.

Mias uma vez, o Secretário de Saúde de Jataúba Adalmyr Holanda sai na frente nas ações, e os profissionais da educação no município estão sendo vacinados, para quando as aulas na cidade voltarem, os profissionais da educação já estejam preparados e imunizados atendendo as recomendações das autoridades em saúde do Estado.

ASCOM – Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário