domingo, 6 de junho de 2021

“Em Jataúba a determinação é vacinar a todos”, afirma o Secretário de Saúde


“Pegamos a saúde com carros sucateados (...), com apenas um médico no hospital; no anexo para o covid-19 só haviam quatro leitos hospitalares retirados do hospital”, relatou o secretário de saúde de Jataúba, Adalmyr Holanda, durante entrevista ao Blog do Alberes Xavier. Segundo o secretário essa foi a situação encontrada pela nova gestão ao assumir em janeiro deste ano.

Adalmyr destacou que a população hoje conta com um espaço anexo para atendimento aos pacientes de covid-19, ampliado e equipado de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde (MS). “Com médico, fisioterapeuta respiratório, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem”, revelou. A estrutura dispõe de monitores de parâmetros, oxímetros e equipamentos para o atendimento.

De acordo com o secretário a prefeita Dra. Cátia Ribeiro investiu com recursos próprios, em um centro de atendimento com médicos e especialistas capaz de efetuar mais de duzentas e cinquenta ultrassons mensalmente. Ele disse ainda que Dra. Cátia pediu três PSF’s para o município que foram aprovados, “aguardando a liberação dos recursos para a implantação”, pontuou.

No município a determinação é vacinar todas as pessoas enquadradas nos protocolos do PNI. Não há vacinas em estoque, todas as doses são aplicadas a medida que chegam na cidade. “A ordem é vacinar a todos”, afirmou.

Outro cuidado na gestão da saúde é a valorização dos profissionais. “Recebem uma gratificação, antes não existia insalubridade”, falou. Além dos enfermeiros e motoristas que já recebem o complemento no salário, o secretário ressaltou que os técnicos de enfermagem também irão receber o benefício. “Com planejamento, boa vontade e compromisso com a saúde do povo”, frisou.

Fonte: Blog do Alberes Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário