sexta-feira, 2 de julho de 2021

Veja quais cidades de Pernambuco receberam lotes da vacina vencida da AstraZeneca; Brejo está entre as cidades


A notícia de que doses vencidas da vacina da AstraZeneca podem ter sido aplicadas em milhares de brasileiros surpreendeu a sociedade, nesta sexta-feira (2). Após o caso vir à tona, as pessoas que receberam o imunizante querem saber se foram imunizadas dentro do prazo de validade, ou não. Em Pernambuco, 95 cidades receberam os lotes da vacina vencida da AstraZeneca. 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) revelou que está investigando a situação com os municípios, responsáveis pela aplicação das doses, "para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade".

Ainda segundo a SES-PE, "o possível erro vacinal (1.268 doses), que precisa ser prontamente investigado para saber se existiu ou não, representaria 0,02% do total de doses aplicadas" em Pernambuco, que já aplicou mais de 4,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19.

Veja a nota completa da SES-PE:


"A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informa que já entrou em contato com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-PE) para acionar os municípios que tiveram registro no sistema de aplicação de doses vencidas para que o gestor municipal, responsável pela aplicação das doses na população, avalie os casos, para verificar se a informação procede ou se foi erro de digitação, e faça a busca ativa das pessoas que efetivamente foram imunizadas com doses fora da validade. Destaca-se que, até o momento, Pernambuco aplicou mais de 4,2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. O possível erro vacinal (1.268 doses), que precisa ser prontamente investigado para saber se existiu ou não, representaria 0,02% do total de doses aplicadas.

Em caso de administração de vacina vencida, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é fazer a notificação do caso no e-SUS Notifica e acompanhar o munícipe. Essa dose não deverá ser considerada válida, sendo recomendada a revacinação do indivíduo com um intervalo de 28 dias após dose anteriormente administrada.

Frisa-se que, em cada entrega de vacina, são repassadas as notas fiscais onde constam as informações sobre o lote e data de vencimento. O Programa Estadual de Imunização (PNI-PE) reforça constantemente com as cidades a importância de manter o monitoramento dos estoques, para evitar situações como essa, além de manter diálogo e reuniões periódicas para reforçar as ações de segurança e qualificação para o processo de imunização.

É preciso destacar, ainda, que o Estado de Pernambuco montou uma operação logística para que as vacinas contra a Covid-19 pudessem chegar rapidamente aos municípios, já que a imunização fica a cargo dos gestores municipais. Desde o início da campanha, em 18 de janeiro, o Estado tem entregue as vacinas em até 24 horas após a chegada no Programa Estadual de Imunização.

Por fim, a SES-PE ratifica a importância dos gestores municipais ficarem atentos às orientações e aos documentos técnicos relacionados à campanha e que está à disposição das cidades para prestar o devido assessoramento técnico".

Veja municípios que teriam aplicado doses dos lotes vencidos: 


-Abreu e lima
-Afrânio
-Águas belas
-Araripina
-Arcoverde
-Belém de Maria
-Belém de São Francisco
-Betânia
-Bezerros
-Bodocó
-Bom conselho
-Bom jardim
-Brejo da madre de deus
-Buíque
-Cabo de santo agostinho
-Caetés
-Calcado
-Camaragibe
-Camutanga
-Canhotinho
-Capoeiras
-Carnaíba
-Carnaubeira da penha
-Caruaru
-Catende
-Chã Grande
-Condado
-Correntes
-Cortes
-Cumaru
-Cupira
-Custodia
-Escada
-Exu
-Flores
-Frei Miguelinho
-Gameleira
-Garanhuns
-Glória do Goitá
-Goiana
-Gravatá
-Igarassu
-Ipubi
-Itaíba
-Itaquitinga
-Jaboatão dos Guararapes
-Jataúba
-Jatobá
-Joao Alfredo
-Joaquim nabuco
-Jupi
-Jurema
-Jurema
-Lagoa de Itaenga
-Lagoa grande
-Lajedo
-Limoeiro
-Machados
-Nazaré da mata
-Olinda
-Ouricuri
-Panelas
-Parnamirim
-Paudalho
-Paulista
-Pedra
-Recife
-Rio formoso
-Salgueiro
-Saloá
-Santa Cruz da Baixa Verde
-Santa Cruz do Capibaribe
-São Benedito do Sul
-São Bento do Una
-São Caitano
-São Joao
-São José do Egito
-São Lourenço da Mata
-Serra Talhada
-Sertânia
-Sirinhaém
-Solidão
-Surubim
-Tacaratu
-Taquaritinga do norte
-Timbaúba
-Toritama
-Tracunhaém
-Triunfo
-Tupanatinga
-Verdejante
-Vertente do Lério
-Vertentes
-Vicência
-Vitoria de Santo Antão

Quais lotes venceram?

 
A vacina da AstraZeneca, a vacina mais usada no Brasil, responde por 57% das doses já aplicadas. Os imunizantes com o prazo de validade expirado fazem parte de de oito lotes importados ou adquiridos por consórcio. Um dos lotes venceu no dia 29 de março.

Veja os lotes da vacina da AstraZeneca que venceram:

-4120Z001 expirou em 29 de março
-4120Z004 expirou em 13 de abril
-4120Z005 expirou em 14 de abril - (70% das doses aplicadas depois da validade é desse lote)
-CTMAV501 expirou em 30 de abril
-CTMAV505 expirou em 31 de maio
-CTMAV506 expirou em 31 de maio
-CTMAV520 expirou em 31 de maio
-4120Z025 expirou em 04 de junho

Fonte: NE-10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário