segunda-feira, 26 de junho de 2023

Apac diz que vai chover até o início de julho no Grande Recife e Zona da Mata; confira previsão


As chuvas moderadas a fortes que atingem o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco desde o início do feriado de São João vão se estender ao longo desta semana até a primeira metade de julho. A previsão é da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que emitiu um alerta amarelo para chuvas nesta segunda-feira (26).

Em entrevista ao g1, a meteorologista da Apac Maria Aparecida Fernandes explicou que as precipitações registradas nos últimos dias são normais do período chuvoso na faixa litorânea do estado, que compreende os meses de março a agosto.

"O normal é chover quase todos os dias. O anormal é quando não chove. O que a previsão indica é ter a continuidade dessas chuvas. Chove, depois passa um tempo sem chover e chove novamente, tanto aqui na Região Metropolitana quanto na Zona da Mata, com intensidade moderada, de até 50 milímetros", disse a meteorologista.

Ainda de acordo com a especialista, apesar de ter chovido bastante nos últimos dias, a capital pernambucana ainda não atingiu a média prevista para junho. No Recife, o acumulado, até esta segunda (26), foi de 269 milímetros, o que equivale a 68% dos 390 milímetros esperados para o mês.

"As últimas previsões são de que as chuvas fiquem dentro da faixa do normal. Mensalmente, a gente atualiza essa previsão climática e isso já está mostrando que, em julho, ainda chove bastante nos primeiros dias, mas depois vai começar a diminuir. O período seco só começa depois de setembro", explicou Maria Aparecida Fernandes.

Segundo a Apac, as médias de chuva esperadas para os próximos meses em todo o Grande Recife são de 314 milímetros, em julho, e 176,9 milímetros em agosto.

Alerta de chuvas

A Apac emitiu, nesta segunda (26), um alerta de chuvas com intensidade de moderada a forte, podendo se estender até as 23h30 da terça (27). O aviso vale para duas regiões: o Grande Recife e a Zona da Mata (Norte e Sul) do estado.

De acordo com a Apac, um "canal de umidade" no Oceano Atlântico, que se desloca em direção a Pernambuco e à Paraíba, favorece a ocorrência de chuva com intensidade maior, o que aumenta o risco de precipitação de moderada a alta nessas regiões do estado.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário