segunda-feira, 15 de março de 2021

Governo de Pernambuco anuncia quarentena mais rígida para tentar conter avanço da covid-19


Após um final de semana de desrespeito aos protocolos de segurança e baixa adesão da população ao isolamento social, o governo de Pernambuco anunciou novas medidas restritivas para tentar conter o avanço da covid-19 no Estado. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (15). A partir da próxima quinta-feira (18), o estado entrará em quarentena mais rígida. O período se estende até o dia 28 de março.

Durante o período de quarentena, ficarão proibidos de funcionar os serviços de bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho; escolas e universidades (públicas e privadas); clubes sociais , esportivos e agremiações; práticas e competições esportivas; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, eventos culturais e de lazer, além dos sociais. Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet.

“Estamos em um novo pico da crise e de ameaça crescente. É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo", destacou Paulo Câmara, ressaltando que uma decisão nesse sentido não é simples, mas não pode haver omissão de nenhuma das partes envolvidas.

Serviços essenciais


Permanecerão ativos os seguintes serviços considerados essenciais: supermercados; padarias; farmácias; postos de combustíveis; petshop; clínicas, ambulatórios e similares; bancos e lotéricas; transporte público; indústrias, atacado e termoelétricas; construção civil; material de construção; materiais e equipamentos de informática; lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos.

Desrespeito aos protocolos anteriores


O novo decreto é publicado após várias tentativas do governo de sensibilizar a população sobre a gravidade da pandemia do novo coronavírus e a necessidade de se respeitar o distanciamento social e o uso de máscaras, por exemplo. Em entrevista à Rádio Jornal na semana passada, o próprio secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, suplicou que a população usasse máscaras cobrindo boca e nariz ao sair às ruas.

Desde o último dia 3 deste mês, já estava em vigor um decreto que proibia atividades não essenciais de funcionarem entre 20h e 5h de segunda a sexta e em qualquer horário nos finais de semana. Mas boa parte da população não colaborou.

Na madrugada do último domingo (!4), fiscais encontraram, por exemplo, uma festa com 81 pessoas em Aldeia, na cidade de Camaragibe, no Grande Recife. No sábado e no domingo, apesar do banho de mar estar proibido, fiscais tiveram muito trabalho para retirar banhistas que insistiam em entrar na praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, e na orla de Olinda, também na Região Metropolitana. Ônibus continuaram superlotados no sábado. E até uma manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra as medidas restritivas foi registrada na Avenida Boa Viagem, no domingo. Em todos esses casos, muitas pessoas não faziam sequer o uso de máscaras. 

De acordo com a In Loco, empresa especializada em geolocalização, no sábado (13), Pernambuco teve apenas 43,1% de isolamento social. No domingo (14), o índice subiu para 50,9%. No entanto, estes números ainda são insuficientes, já que especialistas acreditam que apenas com 70% de isolamento social é possível conter a transmissão do vírus. Nesta segunda-feira (15), o cientista Jones Albuquerque disse à Rádio Jornal que, com a atual taxa de isolamento, o vírus continua se espalhando de forma "muito agressiva". 

Avanço da pandemia em Pernambuco


No início da tarde desta segunda-feira (15), o governo de Pernambuco atualizou os números da pandemia no Estado. Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 921 doentes com covid-19, elevando o total de casos para 318.449. O número de mortes também não para de subir. Somente nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde do Estado registrou mais 28 óbitos. No total, 11.411 mortes já perderam a vida em Pernambuco em função da covid-19. 

Fonte: Rádio Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário