terça-feira, 15 de outubro de 2019

Na véspera do desabamento, moradores de prédio em Fortaleza filmaram o estado das colunas e relataram preocupação; veja vídeo


Um vídeo feito um dia antes do desabamento do Edifício Andrea, em Fortaleza, mostra a situação precária das colunas de sustentação do condomínio (veja acima). Segundo o relato de testemunhas, o prédio que desabou na manhã desta terça-feira (15) estava em obras.

O governador Camilo Santana afirmou no final da tarde desta terça-feira que não há até o momento nenhuma morte, diferentemente do que havia sido informado pelos bombeiros mais cedo. Não foi esclarecida a razão da divergência.

Em um grupo de WhatsApp, moradores relataram preocupação com reforma realizada no local.

O aposentado Edilânio Martins afirmou que ouviu de um amigo morador que o condomínio estava em obras, executada irregularmente. “Tem um amigo meu que mora no prédio, o Paulão, não sei se ele estava lá, mas tem gente dentro. Ele tá em reforma, o rapaz disse que mexeram errado na coluna”, disse.

Possível motivo da queda


O engenheiro calculista Rabelo Fernandes disse ao CETV 1ª edição ter visto um vídeo sobre a estrutura do prédio. As imagens teriam sido feitas por outros engenheiros, que haviam visitado o edifício. Segundo ele, os pilares estavam totalmente comprometidos, com grau de oxidação muito alto.




“O pilar ficou frágil. Pelo vídeo, você vê que as armaduras do pilar, que são os ferros, as armaduras transversais e longitudinais estavam totalmente corroídas. Isso [o desabamento] era uma questão de tempo. Como aconteceu", disse Fernandes.

"Pelo [modo] como aconteceu o desabamento, foi totalmente por questão dos pilares. Ele enfraqueceu, veio abaixo. A fundação do prédio está intacta. Só foram os pilares [que ruíram], de acordo com o vídeo que acabei de receber. Deveria ter sido feito um reforço estrutural.”

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário