quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Mancha de óleo encontrada na Bahia é do tamanho do Recife, diz professor de matemática


As manchas de óleo que foram descobertas no sul da Bahia por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tem tamanho equivalente a 28 mil estádios de futebol como o Maracanã, localizado no Rio de Janeiro. Além disso, a mancha tem tamanho equivalente ao da cidade do Recife, que possui cerca de 218 quilômetros quadrados. Mesmo com a revelação dos pesquisadores gerada por satélite, o Ibama negou que a mancha é composta pelo poluente.

Segundo o professor de matemática Gustavo Duarte, as cidades de Recife (PE) e João Pessoa (PB) têm medida próxima à suposta mancha de óleo detectada. “Esse valor é parecido com a área de Recife (218 km²) e de João Pessoa (211 km²)”, explicou o educador. Em relação a campos de futebol, que geralmente têm 100 metros de comprimento por 70 de largura, a área é de 7 mil metros quadrados. “Isso representa 28.500 campos de futebol”, disse Gustavo.

Ibama


De acordo com analistas do Ibama, a mancha não possui padrões texturais e técnicos apropriados do poluente. “Não é plausível associar tal feição suspeita registrada na imagem de radar do Satélite Sennel como feição com caracteres de derramamento oleoso, pois suas características texturais e multiespectrais, mais ainda e principalmente as condições meteorológicas locais, apontam para a ocorrência de uma célula meteorológica de alta intensidade”, diz a nota técnica.

Fonte: TV Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário