sexta-feira, 7 de maio de 2021

Kit falso do Boticário para o Dia das Mães vira golpe oferecido pelo WhatsApp


Com a aproximação de uma das datas comemorativas que mais movimenta o comércio em todo o ano, pessoas têm se aproveitado para aplicar golpes em usuários de aplicativos de mensagens. Em outras ocasiões, o grupo O Boticário já havia comunicado que não faz sorteio de kits de Dia das Mães por meio do WhatsApp e que este tipo de prática criminosa apresenta um risco. No entanto, usuários têm recebido propostas para participar de um suposto sorteio.

Na mensagem recebida através do WhatsApp há informações sobre o sorteio e o suposto kit de Dia das Mães que é oferecido. No corpo do texto existe um link: http://follow.ru/boticário. Ao clicar nele, o usuário é levado a uma página que pede dados como CPF, nome e endereço, informações que costumam ser usadas por criminosos.

De acordo com o Dfndr Lab, especialista em segurança digital, quando o CPF do usuário é cadastrado existe um processo de verificação e validação dos dados na hora do cadastro. Com isso, os suspeitos verificam se o documento realmente pertence ao nome cadastrado. 

A suspeita é se que o criminoso por trás da prática utilize as informações para formar um banco de dados. Uma das características adotadas pelos suspeitos é que eles cadastraram 3.634 lojas verdadeiras da O Boticário no golpe e oferecem uma suposta possibilidade para que o usuário retire o kit falso do Boticário na loja escolhida.

Como se proteger?

Além da instalação de um dispositivo de segurança em celulares e tablets com WhatsApp, especialistas recomendam:

• não acredite em tudo que chega pelo WhatsApp
• sempre consulte se a promoção existe nos canais oficiais ou em sites de checagem de links, como este da Dfndr, ou este do Google.
• não clique em URL com finais incomuns ou textos com erro de português
• desconfie de conteúdos muito chamativos (como notícias apelativas e promoções improváveis)
• mesmo que a mensagem venha de alguém da família, fique atento(a). Pergunte para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem
• avalie criticamente mensagens que peçam que você compartilhe conteúdo com a sua lista de contatos;
• não responda pedidos de desconhecidos para que você compartilhe dados pessoas como cartão de crédito, conta de banco, aniversário, senhas, etc.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário