quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Barragem de Serro Azul é totalmente segura, afirma CREA

Foto: Reprodução/ TV Jornal

A barragem de Serro Azul, localizada em Palmares, Zona da Mata Sul de Pernambuco, passou por uma vistoria em toda a sua estrutura nessa terça-feira (12). A vistoria foi realizada por engenheiros do Conselho de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), acompanhados pelo secretário Executivo de Recursos Hídricos do Estado, João Kennedy. Segundo os profissionais, não foram apresentados riscos de rompimento e nem problemas estruturais que possam levar a barragem a entrar em colapso.

As fissuras existentes na barragem, de acordo com os engenheiros, são resultados de processos naturais provocados pelo calor. Em nota emitida, o CREA-PE afirma que as fissuras "tendem a diminuir com o tempo, em um processo conhecido como autosecagem".

Procedimento rotineiro


Nesta sexta-feira (15) está programada a abertura das válvulas dispersoras da barragem. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, o procedimento é rotineiro e está previsto no manual de operação do equipamento. A ação irá proporcionar a redução de 10 metros do nível da barragem e com isso, a segurança necessária para o acúmulo de água.

Fonte: JC

(Apoio)


Nenhum comentário:

Postar um comentário