quinta-feira, 28 de março de 2019

Apac prevê chuvas dentro da média histórica para o começo do inverno de 2019


O começo do inverno deve ser de chuvas dentro da média para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste do estado. A previsão foi divulgada pela Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) nesta quarta-feira (28).

Especialistas de todo o Nordeste se encontraram na capital pernambucana e garantiram que os dias de chuva no estado não estão perto de acabar. Com o início do período chuvoso na Região Metropolitana do Recife, na Zona da Mata e no Agreste, os meteorologistas esperam um volume de pelo menos 900 milímetros de chuva durante os três meses.

Segundo a Apac, a tendência é de uma quantidade de chuva normal para os meses de abril, maio e junho. "Para a Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste, o período chuvoso vai até a primeira quinzena de agosto. As chuvas do Sertão terminam em maio ou junho, cerca de 130 milímetros durante esses meses", explica o chefe de meteorologia da Apac, Patrice Oliveira.

Ainda de acordo com a agência, a alta temperatura das últimas duas semanas aconteceu porque estávamos saindo do verão para o outono. "O sol estava passando pelo Equador, a incidência de raios é maior", justifica Patrice.

Os meses mais chuvosos costumam ser junho e julho. Em 2018, a chuva registrada no inverno como um todo foi abaixo do esperado, segundo a agência.

Fonte: G1-PE

(Apoio) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário