quarta-feira, 7 de março de 2018

Hoje é dia das dicas de saúde bucal com o Dr. Ricardo Tavares


Por quanto tempo devo usar a contenção ortodôntica?

Depende!

Por quanto tempo você quer manter os seus dentes alinhados?

Porque se você não é o “ungido”, o “escolhido” ou o “eleito”, provavelmente os seus dentes irão sofrer as consequências naturais do tempo, como de todos os outros seres humanos. Em outras palavras, os seus dentes não ficarão alinhados para SEMPRE e, sendo assim, é melhor usar a contenção por tempo indeterminado. Ou melhor, determinado por VOCÊ!

Isto quer dizer que terei que usar a contenção pela VIDA INTEIRA?????

Não! Só enquanto quiser manter os seus dentes alinhados.

Mas lembre-se: enquanto você fizer uso rotineiro da sua contenção, ela terá companhia. Pois durante a VIDA INTEIRA você terá que se alimentar, tomar banho, cortar o cabelo e as unhas, dormir, acordar, escovar os dentes, vestir roupas, caminhar, ir ao banheiro e muito mais…

Neste contexto, posso garantir que usar uma simples contenção será o menos trabalhoso. Afinal, não se leva mais do que cinco segundos para colocar e três para remover uma contenção removível. Com a fixa é mais simples ainda, pois o trabalho é zero!

Sabemos que existem “super profissionais” com “super poderes” e que garantem um resultado estável, do tratamento ortodôntico, perpétuo.  Mas seu eu fosse você não confiaria tanto em fazer parte do grupo de 0,000001% dos seres humanos.

Vale lembrar, que tratamentos bem executados são mais estáveis do que os mal feitos, por razões óbvias. Quanto maior a estabilidade, melhor para a manutenção dos resultados. Mas nenhum tratamento tem garantia eterna; nem na Ortodontia e nem em outra especialidade. Detalhe importante: CONTENÇÃO NÃO É PROTEÇÃO PARA TRATAMENTO MAL FEITO!

Por experiência própria, uso a minha contenção há mais de 20 anos e não tenho do que reclamar. Nos seis primeiros meses, após a remoção do aparelho, usava o dia inteiro. Depois, só para dormir. Já estou tão acostumado, que quando esqueço de colocar me dá insônia. Tenho orgulho em dizer que ela está sempre “limpinha” (pois sempre higienizo) e em perfeita condição. Nunca embrulhei em guardanapo, porque sei que se o fizer eu vou perdê-la e toda a semana dou um banho com água e pastilhas para limpeza de dentadura. A minha contenção agradece e os meus dentes também!

Dr. Ricardo Tavares

Nenhum comentário:

Postar um comentário