quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Hoje é quarta, é dia das dicas de saúde bucal com o Dr. Ricardo Tavares


QUAL É A FUNÇÃO DA MANUTENÇÃO PARA O TRATAMENTO?


O aparelho ortodôntico tem como objetivo alinhar e tornar o sorriso mais bonito. Para isso, ele conta com a ajuda dos dispositivos mecânicos, como o fio ortodôntico, elásticos ou molas. “Estes dispositivos devem ser controlados ou reativados em um determinado período”, ressalta o dentista. É aí que entra a função da manutenção, para fazer um controle mensal dessas forças.

Assim, o ortodontista reativa a potência dos mecanismos para continuarem a movimentar os dentes. Os casos de pacientes que não retornam no tempo ideal ao consultório podem sofrer com uma pausa nesse estímulo ou ter um movimento incorreto. Dessa maneira, aumenta a dificuldade do tratamento e prolonga o uso.

FIQUE DE OLHO NO TEMPO CORRETO PARA RETORNAR E FAZER A MANUTENÇÃO


A denominada janela de ativação, que visa movimentar os dentes, acontece de 25 a 28 dias. “É ao tempo de resposta biológica que um dente tem para sair de uma posição e assumir com saúde outra posição na arcada”. Dessa maneira, torna-se necessário, basicamente, um retorno mensal ao consultório. No entanto, o ortodontista é quem irá dizer o período correto para a próxima manutenção. Ele avalia o caso e estipula o tempo necessário para reativar a ação do aparelho fixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário