quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Hoje é dia das dicas de saúde bucal com o Dr. Ricardo Tavares



NÃO DEIXE AS BACTÉRIAS FAZEREM “FESTA” NA SUA BOCA


Podemos destacar como os principais causadores de problemas na cavidade bucal a ação de bactérias e os restos de comida. Esses fatores resultam no acúmulo de placa bacteriana, que irá se tornar em problemas para a saúde da sua boca. Assim, a higienização noturna é um grande aliado para combater a isso. Seguindo as etapas com cuidado e atenção, você conseguirá retirar esses alimentos retidos, deixando as bactérias sem sua fonte de energia para começarem a agir. Para exemplificar, caso alguma sobra fique presa na cavidade dentária, pode ocorrer o aparecimento de cárie. Vamos evitar, né?

ENTENDA COMO A HIGIENE NOTURNA AJUDA NO TRABALHO DA SALIVA


A saliva é um dos principais agentes bucais que atua na proteção da sua saúde. Ela é responsável por umedecer os dentes com compostos antimicrobianos, que são benéficos para a cavidade bucal. Dessa maneira, o líquido equilibra o pH desse meio, contribuindo para o combate de substâncias nocivas. No entanto, no período da noite, o seu corpo entra em estado de relaxamento, o que contribui para uma diminuição na produção de saliva. Isto faz com que a boca torne-se um local propício a proliferação de bactérias, por ficar mais quente e úmida. E é aí que entra o papel da higiene noturna, para não deixar isso acontecer. Realizando-a de maneira correta, esse hábito consegue proteger sua saúde bucal e deixar que tudo continue saudável até o dia seguinte.

O QUE PRECISO FAZER PARA TER UMA HIGIENE NOTURNA CORRETA?


Uma dica importante é prestar atenção durante a realização de cada etapa. Acompanhe frente ao espelho suas ações, checando se está alcançando todas as áreas. Conte com a ajuda do fio dental, escova de dentes, creme dental e enxaguante bucal. Além disso, não deixe de fora a limpeza da língua, ela também precisa de cuidados. Vale ressaltar a recomendação dos dentistas quanto ao tempo de escovação, que deve ser em torno dois minutos.
Seguindo esses passos, você só terá benefícios para sua saúde, incluindo diminuir os riscos de doenças cardíacas, que podem ser resultados de bactérias na gengiva. Lembre-se também que não basta fazer esse higiene apenas à noite. O ideal é escovar os dentes três vezes ao dia, ou após as refeições, para manter sua saúde bucal.

Dr. Ricardo Tavares

Localizado na Praça do Bom Conselho N°106
Em cima da Keops Modas

Um comentário: