terça-feira, 1 de junho de 2021

PM de Pernambuco troca de comando três dias depois de ação violenta durante protesto no Recife


O governo de Pernambuco anunciou, na noite desta terça (1º), a mudança no comando da Polícia Militar. A exoneração do coronel Vanildo Maranhão ocorreu três dias depois de uma ação violenta de PMs que deixou feridos, presos e provocou reação sobre a conduta da tropa, durante protestos contra o presidente Bolsonaro (sem partido), no sábado (29), no Centro do Recife.

O coronel Vanildo Maranhão, segundo o governo, foi substituído pelo coronel José Roberto Santana. O oficial, que ocupava o cargo de diretor de Planejamento Operacional da PM, será nomeado na quarta (2).

Por meio de nota, o estado informou que “o governador Paulo Câmara (PSB) "aceitou o pedido de exoneração" do comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, feito no início da noite desta terça-feira”.

Sobre os procedimentos abertos para apurar a conduta dos PMs, o governo disse que “as investigações sobre as responsabilidades das agressões praticadas por policiais militares durante a manifestação ocorrida no último sábado no centro do Recife continuam”.

Por fim, a nota afirma que “há procedimentos investigatórios instaurados pela Corregedoria-Geral da Secretaria de Defesa Social e pela Polícia Civil”.

Fonte: G1-PE/Foto: Agência JCMazella/Sintepe/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário