quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Ponto facultativo nas repartições públicas de Pernambuco está cancelado na segunda e terça de Carnaval


Durante coletiva online do Governo de Pernambuco sobre a covid-19 no Estado nesta quinta-feira (28), foi anunciado que o ponto facultativo nas repartições públicas estaduais na segunda e terça de Carnaval foi cancelado este ano.

"No mês de dezembro, o comitê entendeu por suspender o Carnaval neste ano de 2021, por razões óbvias de aglomerações. E agora, portanto, o Governo vem anunciar a suspensão do ponto facultativo no período do carnaval. Portanto, a segunda-feira e a terça-feira, que eram ponto facultativo por todos esses anos, não serão este ano.", afirmou o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

O motivo, ainda segundo Novaes, é a importância de seguir os protocolos sanitários e evitar aglomerações. "É muito importante que no período que se aproxima, de carnaval, as famílias continuem respeitando os protocolos para que todos nós possamos enfrentar esse momento com o máximo de tranquilidade possível. Está suspenso, portanto, o ponto facultativo na segunda e terça-feira. Trabalho normal para os servidores públicos", definiu.

Redução nos números

"Comparando os últimos 15 dias, tivemos uma redução de 11%. Em relação a leitos de UTI, tivemos uma redução de 5% de internação em UTI, mas tivemos aumento na enfermaria", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. Apesar da redução nas UTIs, Longo reforçou que a queda ainda não traz segurança. "Não tivemos nenhum tipo de queda sustentada de transmissão. Os números ainda são preocupantes e ainda temos uma transmissão ativa do vírus, o que reforça permanentemente a necessidade dos cuidados", completou.

Praias e parques

Sobre o comportamento em praias e parques do estado, o secretário estadual de saúde não descarta tomar medidas mais restritivas em caso de descumprimento dos protocolos sanitários. "Percebemos uma melhora de comportamento nas praias, porém, nos parques, ainda existe uma resistência em relação ao uso da máscara. Caso o comportamento negacionista de alguns tiver repercussão nos indicadores, poderemos sim adotar medidas mais rígidas em relação a esses espaços públicos", afirmou. 

Fonte: TV Jornal

Nenhum comentário:

Postar um comentário