terça-feira, 6 de março de 2018

Governadores querem criação de força integrada para atuar no combate ao crime no Nordeste

Foto: Jorge Bastos

Os governadores dos estados do Nordeste, reunidos nesta terça-feira (6) em Teresina, defenderam a criação de uma Força Integrada do Nordeste. A proposta é que a força realize operações policiais integradas nos nove estados da região. Os policiais trabalhariam de forma integrada com 40 viaturas da Polícia Militar, atuando de modo ostensivo com dois delegados de cada estado.

A força policial trabalharia com rodízio de 15 a 30 dias pelos estados, atuando nas maiores cidades. A proposta é voltada para o combate a assaltos a banco, explosão de carros-fortes e o tráfico de drogas. O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), defendeu o fim de ações pontuais a fim de evitar a migração de criminosos para outras regiões. “Não é possível que não tenhamos uma resposta para valer”, comentou o governador.

Os governadores também querem a criação de um fundo da União para financiar a segurança, o estabelecimento de um sistema integrado de inteligência. O sistema comum serviria também para o mapeamento de criminosos e de facções da região Nordeste. “A partir da existência de um fundo nacional é possível ter sim uma política nacional com metas de médio e longo prazo”, comentou o governador do Piauí.


Nós, governadores do Nordeste, nos reunimos mais uma vez, nesta terça-feira, em Teresina, no Piauí, para debatermos a segurança pública. Discutimos o destino para os recursos do Governo Federal para a área neste ano. Precisamos da integração entre os poderes e os estados para ações efetivas que ajudem o Brasil a resolver o problema da segurança públicá. Paulo Câmara  

Fonte: G1/Pagina Paulo Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário