segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Pernambuco confirma três primeiros casos de intoxicação por metanol todos na cidade de Lajedo no Agreste do Estado


A Secretaria de Defesa Social (SDS) confirmou, nesta segunda-feira (13), os três primeiros casos de intoxicação por metanol em Pernambuco. Todas são do município de Lajedo, no Agreste do estado (veja detalhes mais abaixo). Essas são as primeiras confirmações oficiais desde o início dos registros, em 30 de setembro (veja vídeo acima).

As informações foram divulgadas durante uma coletiva de imprensa na sede da SDS, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. Durante a coletiva, também foi anunciada a prisão de um homem suspeito de trazer bebidas adulteradas de São Paulo. O homem, que tem 40 anos e é natural de São Bento do Una, no Agreste, foi preso no sábado (10), em casa.

De acordo com a SDS, o líquido com metanol foi confirmado, até o momento, apenas nas bebidas consumidas pelas vítimas de intoxicação em Lajedo. Todas as outras apreensões cautelares realizadas ainda não confirmaram a presença da substância. Segundo o órgão, duas das vítimas morreram e a terceira sofreu sequelas oculares.

Pernambuco já registrou 48 casos suspeitos de intoxicação. Desses, 45 são de pessoas que moram no estado. Os outros três casos envolvem dois moradores de São Paulo e um de Alagoas. Atualmente, 27 casos continuam em investigação. Outros 18 pacientes foram descartados após exame laboratorial.

"Esses três casos notificados, residentes de outros estados, os três já tiveram evolução clínica e a gente está fazendo apenas a finalização da conclusão da investigação epidemiológica, da investigação laboratorial, para fazer a confirmação ou o descarte. Isso está sendo conduzido em parceria com os estados de origem de cada um desses pacientes, e em parceria com o Ministério da Saúde", detalhou o diretor geral de informação e vigilância epidemiológica da SES, José Lancart.

Os casos confirmados são dos seguintes pacientes:

Celso da Silva, de 43 anos: deu entrada no Hospital da Mestre Vitalino (HMV) no dia 2 de setembro e morreu uma semana depois, no dia 9;

Marcelo dos Santos Calado, de 32 anos: que deu entrada no HMV no dia 4 e recebeu alta no dia 23, com perda da visão;

Jonas da Silva Filho, de idade não informada: morreu na madrugada do dia 29 de agosto, antes de ser transferido para o HMV.

Segundo José Lancart, as confirmações ocorreram após o desdobramento de uma investigação policial, conduzida pela delegacia responsável do caso. Ele contou que foi confirmada a presença de etanol no sangue de uma das vítimas e na bebida ingerida pelos três homens.

"Se chegou à conclusão de que os três casos residentes do município de Lajedo, que tinham o mesmo vínculo de ingestão de uma bebida [tinham ingerido metanol]. A conclusão foi possível a partir das análises reportadas pelo Instituto de Criminalística, com o isolamento de metanol em sangue da primeira vítima, que evoluiu para óbito no final de agosto, e com o isolamento na química forense de metanol na bebida que este trio consumiu", declarou.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário