quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Pernambuco atinge 50% da população vacinável com imunização completa contra a Covid-19

Pernambuco atinge, nesta quinta-feira (7), a marca de 50% da população vacinável do estado com o ciclo de imunização contra a Covid-19 completo. Essas pessoas, que têm idades a partir de 12 anos, receberam duas doses ou a vacina em dose única da Janssen. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, André Longo.

"Nesta quinta-feira, vamos alcançar a marca de 50% da população acima dos 12 anos com o ciclo de vacinação completo. São mais de 3,8 milhões de pessoas que tomaram as duas doses ou a dose única da Janssen, mas ainda faltam outras 3,8 milhões de pessoas tomarem a sua segunda dose", afirmou o secretário.

A população vacinável inclui somente as pessoas acima de 12 anos porque ainda não há imunizantes aprovados no Brasil para crianças de até 11 anos. Além disso, somente a vacina da Pfizer pode ser aplicada em menores, com idades entre 12 e 17 anos.

Os boletins de vacinação do estado são divulgados diariamente, à noite. Segundo o último relatório, divulgado na quarta-feira (6), 6.519.498 pessoas receberam uma dose da vacina, o que representa 84,75% da população que pode ser vacinada.

Dessas pessoas, 3.826.402 completaram o esquema vacinal, sendo 3.653.329 com duas doses e 173.073 com a vacina da Janssen.

Segundo André Longo, o estado pretende atingir, até novembro, 90% da população elegível vacinada. As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, no Centro da cidade.

“Até o final do mês teremos oportunizado as duas doses da vacina para todos os adultos acima dos 18 anos. Todo mundo deve atingir o prazo para a segunda dose e nós teremos vacina disponível para isso. No decorrer de novembro deveremos em condições de vacinar todos os jovens entre 12 e 17 anos também com a segunda dose”, declarou André Longo.
De acordo com o boletim mais recente do governo do estado, cerca de 85% das pessoas maiores de 12 anos receberam ao menos uma dose de vacina contra a Covid. Foram, até a quarta-feira (6), 6.519.498 aplicações.

O secretário lembrou, no entanto, que há quase meio milhão de pessoas com o calendário vacinal atrasado.

“São 254 mil pessoas que tomaram AstraZeneca, que receberam a primeira dose há mais de 90 dias; 95 mil que tomaram a CoronaVac, que tem segunda aplicação em 28 dias; e 135 mil que tomaram a Pfizer, ou seja, [que tem a segunda dose em] 60 dias”, explicou o secretário.

Uso de máscaras
De acordo com o representante de Pernambuco da Sociedade Brasileira de Imunizações, Eduardo Jorge da Fonseca, ainda é precoce a discussão sobre a retirada da obrigatoriedade de máscaras.

“O debate sobre a retirada de máscara é extremamente precoce e inadequado. Não temos situação epidemiológica persistente que indique dispensar ou sequer o início da discussão sobre a retirada de máscara. Precisamos, sim, é fortalecer e dizer que estamos no caminho certo. O caminho é longo, mas está sendo trilhado da melhor forma possível”, declarou.

Fonte: G1-PE/Foto: Pedro Alves G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário