quinta-feira, 14 de novembro de 2019

PRF utiliza etilômetro passivo durante a fiscalização da Operação Proclamação da República 2019


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia, na próxima quinta-feira (14/11), a Operação Proclamação da República 2019 nas rodovias federais de Pernambuco. A ação segue até o domingo (17/11) com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir acidentes graves, a partir do reforço na fiscalização, nas abordagens educativas e na atividade de policiamento.

A PRF estará utilizado pela primeira vez em Pernambuco o etilômetro passivo, que é capaz de em apenas alguns segundos indicar se o condutor fez uso ou não de bebida alcoólica. Após o motorista falar na direção do aparelho, uma luz verde ou vermelha se acende. Com a luz verde, o condutor é liberado. Com a luz vermelha, ele é convidado a fazer o teste no etilômetro tradicional.

O novo aparelho irá funcionar como uma espécie de triagem, liberando rapidamente o motorista que não apresenta nenhum vestígio de álcool e direcionando a fiscalização para aqueles motoristas com indícios de ingestão de álcool. O motorista que estiver sob efeito de álcool estará sujeito a uma multa no valor de R$2.934,70, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e poderá ser encaminhado à delegacia de Polícia Civil, de acordo com o índice verificado no bafômetro.


Um teste com um bafômetro tradicional demora, em média, dois minutos para ser concluído, enquanto com o etilômetro passivo, é de 5 a 10 segundos, o que agilizará a fiscalização. Além disso, o aparelho não utiliza bocais, que custam, em média, R$ 1,50, gerando uma grande economia.

Durante as abordagens, serão verificados ainda a documentação pessoal e do veículo, se todos utilizam o cinto de segurança, bem como se há alguma irregularidade. Neste momento haverá ações educativas para orientar os motoristas e passageiros sobre a conscientização para um trânsito mais seguro.
O combate ao crime contará com o apoio do Núcleo de Operações Especiais da PRF, para coibir assaltos, porte ilegal de arma, receptação de veículos roubados e o tráfico de entorpecentes.

Dicas de Segurança


Descanse bem antes de assumir a direção do veículo. O sono pode ser tão prejudicial quanto o consumo de bebida alcoólica.
Verifique se a sua documentação e a do veículo estão em dia.
Dirija com o farol sempre aceso e mantenha uma distância segura do veículo da frente.
Respeite os limites de velocidade e evite recuperar o tempo perdido ao sair de congestionamentos.
Só ultrapasse com segurança e em locais permitidos pela sinalização.
Em caso de emergência, entre em contato com a PRF pelo telefone 191.

Comunicação PRF-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário