sábado, 7 de outubro de 2017

Bandeira vermelha: É hora de economizar energia


Por conta do baixo volume de chuva nas regiões das hidrelétricas, entrou em vigor em outubro a bandeira vermelha nível dois pela primeira vez na conta de energia. Isso significa um acréscimo de R$ 3,50 por cada Kw/h consumidos em energia elétrica - um aumento de 75% nessa tarifa adicional. Em setembro, estava em prática a bandeira amarela, com uma tarifa adicional de R$ 2.


Energia elétrica é um produto inelástico segundo os economistas. Isso quer dizer que seu consumo muda pouco com aumento ou redução de preços. Quando o preço sobe, não é fácil diminuir o seu consumo, exceto para quem desperdiça.


A discussão é, portanto, inevitável: quais são as classes sociais e os setores da economia mais atingidos? O que podemos fazer para economizarmos mais energia elétrica? Quais os possíveis impactos para a economia? E o que o governo pode fazer para ofertar esse serviço a preços mais baixos a médio e longo prazo?

         
As camadas mais pobres da população serão as mais prejudicadas, uma vez que o gasto com energia e outros bens e serviços essenciais têm um peso maior dentro do seu orçamento. Para quem já vive com pouco, cortar não é tarefa simples.

Fonte: G1

(Apoio)
O mercado da família 

Nenhum comentário:

Postar um comentário