terça-feira, 30 de junho de 2020

Santa Cruz do Capibaribe teve pior evolução de casos de Covid-19 em 14 dias no estado, mostram dados do Ministério da Saúde


Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, teve a pior evolução de casos de Covid-19 no período de 14 dias, em Pernambuco. É o que mostram os dados do Ministério da Saúde após um levantamento feito pelo Fantástico, da TV Globo. O município aparece em 4º lugar no ranking de cidades com mais de 100 mil habitantes que tiveram pior desempenho no Brasil.

De acordo com os número do Ministério, de 14 a 27 de junho o município do interior de Pernambuco teve um aumento de 348,05% nos casos. No dia 14, o número de pessoas com o novo coronavírus era de 77, no dia 27 os dados apontam 345 infectados.

O período de 14 a 27 de junho foi escolhido porque é o tempo que os especialistas afirmam ser necessário para que as medidas tomadas comecem a ter efeito, conforme pontuou a equipe de jornalismo do Fantástico. Santa Cruz do Capibaribe faz parte do Polo de Confecções do Agreste e no município não há medidas mais restritivas de isolamento. Segundo a prefeitura, 14 pessoas morreram vítimas da Covid-19 na cidade.

Polo de Confecções


O Polo de Confecções emprega 130 mil pessoas e movimenta R$ 1 bilhão por ano. A pandemia afetou a economia da região, que ainda atrai os compradores que se adaptaram a uma nova forma de comercialização.

Caruaru e Toritama também compõem o Polo. No primeiro município foi criada uma feira delivery, que funciona no estacionamento do Polo Caruaru - no local é possível a prefeitura ter um controle sanitário maior. No entanto, nas últimas semanas, haviam pessoas comercializando no Parque 18 de Maio, o que é proibido para evitar aglomerações.

Desde o dia 26 de junho Caruaru tem medidas mais restritivas por causa do aumento no índice de contaminação. A Polícia Militar proibiu a entrada de pessoas no Parque 18 de Maio. Já em Toritama, uma aglomeração foi registrada no último fim de semana em uma rua onde a feira não estava permitida.

A aglomeração registrada em Toritama gerou um problema para a gestão municipal, que estava ocupada cumprindo as medidas sanitárias no Parque das Feiras, onde já foram feitas mais de 15 mil entregas de produtos na feira delivery, que é autorizada pela prefeitura.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário