quarta-feira, 17 de junho de 2020

Pernambuco autoriza reabertura gradual de igrejas e templos religiosos; exceto para os 85 municípios que estão fora do Plano de Convivência com a Covid-19


Igrejas e templos religiosos de Pernambuco podem reabrir gradualmente a partir da segunda-feira (22), fechados desde março. O anúncio foi feito na manhã desta quarta (17) pelo governador Paulo Câmara (PSB).

Segundo o governo, a medida integra o Plano de Convivência com a Covid-19 e vale para todo o estado, exceto para os 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata que não avançaram na retomada das atividades econômicas por não apresentarem estabilização nos números referentes à pandemia.

Para reabrirem, os espaços precisam seguir um protocolo com medidas preventivas, como o limite de 30% da capacidade de público e a adoção de um intervalo de no mínimo três horas entre as celebrações, tanto para evitar aglomerações quanto para garantir a higienização do ambiente.

O poder executivo também determinou a disponibilização de cadeiras e bancos de uso individualizado, em quantidade compatível com o número máximo de participantes autorizados para o local. Os bancos coletivos devem ser reorganizados e demarcados para garantir o afastamento recomendado pelas autoridades de saúde.

Outra determinação é o controle do fluxo de entrada e saída de pessoas. Em caso de formação de filas, deve haver demarcação para manter o distanciamento mínimo. Caso haja possibilidade, as portas de entrada devem ser diferentes das portas de saída.

Antes, durante e depois das celebrações religiosas, devem ser evitadas práticas como dar as mãos, além de beijos e abraços.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário