quinta-feira, 11 de junho de 2020

Brejo da Madre de Deus e outras 84 cidades ainda não poderão abrir comércio


O Governo de Pernambuco divulgou nesta quinta-feira (11) que 85 municípios do Agreste e da Zona da Mata não irão avançar para a terceira etapa do Plano de Convivência com a Covid-19. Isto quer dizer que as cidades devem manter fechados o comércio de rua e atividades como salões de beleza e estética [veja lista no fim da matéria].

De acordo com o governo, as cidades que ficam nas regiões de saúde de Caruaru, Garanhuns, Palmares e Goiana não mostraram a mesma tendência de queda no número de novos casos da doença como no restante do Estado, e apresentaram aumento na demanda por leitos de terapia intensiva.

Segundo o governador Paulo Câmara (PSB), o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 analisou os dados da saúde e concluiu que as cidades da Macrorregião dois e das Matas Sul e Norte precisam manter as restrições por no mínimo mais uma semana.

"Os dados de saúde de Pernambuco, de uma maneira geral, apontam para uma queda no número de óbitos e casos do coronavírus. Infelizmente nas regiões de Palmares, Goiana, Caruaru e Garanhuns isso não se apresenta da mesma forma. Por isso, vamos agir com a cautela necessária e manter as restrições", justificou.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a pressão sobre o sistema de saúde, que diminuiu na Região Metropolitana do Recife (RMR), não ocorreu nestas áreas do interior do Estado: "Nosso monitoramento é diário e, por isso, precisamos manter o isolamento nesses municípios para conter a disseminação da doença".

Ações preventivas


O governo anunciou ainda que as cidades polo das quatro regionais de saúde irão receber ações das secretarias de Desenvolvimento Social e de Prevenção, em parceria com as prefeituras. Serão distribuídas máscaras de proteção, cestas básicas e produtos de higiene. Idosos e pessoas em situação de rua serão atendidos.

Veja a lista de cidades que seguirão com o comércio fechado:


III Geres (Palmares) - 22 municípios: Água Preta, Amaraji, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Lagoa dos Gatos, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré, Xexéu

IV Geres (Caruaru) – 32 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

V Geres (Garanhuns) - 21 municípios: Águas Belas, Angelim, Bom Conselho, Brejão, Caetés, Calçados, Canhotinho, Capoeiras, Correntes, Garanhuns, Iati, Itaíba, Jucati, Jupi, Lagoa do Ouro, Lajedo, Palmerina, Paranatama, Saloá, São João, Terezinha.

XII Geres (Goiana) – 10 municípios: Goiana, Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Itambé, Itaquitinga, Macaparana, São Vicente Ferrer, Timbaúba.

Fonte: NE-10 Interior

Nenhum comentário:

Postar um comentário