quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Lixo hospitalar: Veja como deve ser feito o descarte e como está sendo feito em Brejo


Uma denúncia circulou nas redes sociais nos últimos dias, de que lixo hospitalar estaria sendo armazenado de forma irregular na UPA Mestre Camarão na cidade do Brejo da Madre de Deus. Uma foto mostra caixas amarelas em um setor da UPA na parte de trás, onde pessoas que morrem são colocadas para que sejam tomadas as medidas necessárias, (conhecida como pedra).

Os vereadores Avicino Lima e Júnior de Miguelão, receberam uma denuncia de que essas supostas caixas estariam sendo queimadas de forma irregular no lixão da cidade. Diante da denuncia, os vereadores se dirigiram até o local onde constataram a veracidade dos fatos, e que realmente tinha lixo hospitalar nas caixa que estava armazenadas na UPA. O material estava sendo queimado a céu aberto, de forma inadequada podendo causar sérios danos ao meio ambiente, como também a saúde humana.



Veja abaixo um vídeo gravado pelos vereadores:


Destino do Lixo Hospitalar


O descarte dos lixos hospitalares deve ser feito de maneira adequada, visto a quantidade de bactérias e vírus (resíduos infectantes) que apresentam os quais podem levar ao contágio de doenças infecciosas. Além disso, os remédios contêm sustâncias tóxicas e radioativas que podem contaminar e alterar a qualidade do solo e a água.

Portanto, mesmo em casa, não devemos descartar os medicamentos vencidos, pois segundo a coleta seletiva eles são levados aos aterros sanitários, o que pode prejudicar a vida das pessoas que coletam o lixo, bem como contaminar a área. Nesse caso, algumas farmácias contam com o descarte de medicamentos que não serão mais utilizados.

Para tanto, seu destino é realizado mediante uma coleta de lixo hospitalar própria e realizada por caminhões específicos que os levam aos locais para incineração, ou seja, para serem (QUEIMADOS EM ALTAS TEMPERATURAS).

Além da incineração, em alguns casos são realizados o aterramento e a radiação. Lembre-se que o descarte inadequado desse tipo de lixo pode afetar gravemente o meio ambiente e a saúde humana.

Diante dos fatos, os vereadores vão tomar as medidas cabíveis junto ao Ministério Público. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário