terça-feira, 3 de maio de 2022

Coruja rara é registrada em Brejo da Madre de Deus por fotógrafo brejense

Brejo da Madre de Deus, localizada no agreste de Pernambuco se destaca por sua extensão territorial, por ter os biomas da Caatinga e de Mata Preservada, sua flora e fauna são riquíssimas, com uma infinidade de plantas e animais ainda não fotografados. No último sábado (30), o fotógrafo Allison Torres, conseguiu um registro impressionante de um Caburé-acanelado (Coruja). 
    
O registro tem chamado atenção das comunidades de observadores de aves pelo grau de dificuldade em registrar tal espécime, outro fator impressionante é que a fotografia foi realizada no berço da Caatinga brejense.

Esse registro é o segundo em Pernambuco, apenas uma foto tinha sido registrada no município de Garanhuns do Caburé-acanelado, o registro de Allison é o segundo agora na história de Pernambuco, segundo o site Wiki Aves. O jovem fotógrafo comentou como foi o momento do registro “Estávamos abrindo uma trilha na zona rural de Brejo, quando um guia local a avistou e me chamou para registrar, eu andei uns 10 metros, troquei de lente, fiz as primeiras fotos, depois me reposicionei e ela permaneceu o tempo todo paradinha olhando para mim”, contou Allison e completou, “Quando fiz as fotos, achei que fosse apenas mais uma coruja, não imaginava a importância desse registro, até que marquei no Instagram o Bichos da Caatinga e me deparei com uma enxurrada de mensagens e pessoas me parabenizando.”
   
Allison completou a importância das secretárias de Comunicação e Cultura, Kelly e Mônica Asfora, além do prefeito Roberto Asfora no que diz respeito ao incentivo, “O prefeito Roberto Asfora sempre nos deu a missão de divulgar nosso município, Brejo tem uma importância muito grande para história de Pernambuco e porque não dizer do país, então, em mais uma missão dada por Dona Mônica pude fazer esse registro, só tenho gratidão por todos.” Completou. 

O WikiAves é um site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação de aves e a ciência cidadã, fornecendo gratuitamente ferramentas avançadas para controle de registros fotográficos e sonoros, textos, identificação de espécies, comunicação entre observadores, entre outras. Juntos construímos continuamente a maior base de dados sobre aves do Brasil na Internet. https://www.wikiaves.com.br/perfil_a9525bd763ccfd8

Homem que cometia assaltos montado a cavalo é preso em Garanhuns


Um homem foi preso na terça-feira (3) que cometia assaltos a cavalo em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, outro homem, que estava no local com o assaltante, também foi preso. Uma câmera de segurança registrou o homem assaltando montado no animal. O g1 não conseguiu localizar a defesa do homem.

Ainda segundo a polícia, a dupla estava em uma casa localizada no bairro Cohab II. Na residência, foram encontradas uma espingarda calibre 12, duas balanças de precisão e uma porção de maconha. Os homens tentaram fugir ao perceberem a chegada dos policiais, mas foram presos em seguida.

"O cavalo utilizado nos assaltos foi localizado amarrado em um terreno próximo à residência [na qual a dupla foi presa]", conforme destacou a polícia por meio de nota. Após a captura, os homens e os materiais apreendidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.

Entenda o caso


Um homem realizou diversos assaltos nas ruas de Garanhuns montado em um cavalo, no domingo (1º). As câmeras de segurança flagraram o suspeito assaltando as pessoas enquanto estava em cima do animal.

Pelas filmagens, é possível ver que ao menos três pessoas foram abordadas pelo suspeito. As imagens foram encaminhadas para a Polícia Civil.

Fonte: G1-PE

Lixão do Brejo da Madre de Deus é destaque negativo em reportagem no AB 2ª Edição exibida na TV Globo; veja o vídeo

Ameaças de massacre em escola estadual no Recife deixam pais e estudantes assustados; polícia investiga o caso


Ameaças postadas em uma rede social sobre um possível massacre na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Trajano de Mendonça, no bairro de Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife, têm deixado estudantes e pais de alunos assustados desde quinta-feira (28). No dia seguinte, vários estudantes faltaram às aulas e o motivo seria o medo do que poderia acontecer no local.

A técnica de enfermagem Aldenize Rodrigues, que é mãe de uma aluna que estuda há três anos nessa escola, ficou muito apreensiva com essa situação e foi até a unidade de ensino na segunda-feira (3) para saber que medidas seriam adotadas pela direção.

"Eu nunca tive problema algum na escola. E a gente fica [com medo] porque a gente não sabe até que ponto é verdade. Disse que a pessoa se redimiu na sexta-feira pela internet dizendo que era uma brincadeira, mas ninguém sabe até que ponto é essa brincadeira", afirmou Aldenize.

Aldenize ainda relatou que, segundo a escola, a Secretaria de Educação de Pernambuco soube das ameaças e aguardava a resposta de uma queixa feita à Delegacia de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil (confira, mais abaixo, resposta do governo estadual).

De acordo com o delegado do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente, Fábio Rabelo, o autor das ameaças está sujeito às penalidades contidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"A gente tem essa percepção que o adolescente está retornando para a escola em um momento conturbado, mas a gente tem o dever de alertar que pode se tratar de um ato infracional, e não de uma brincadeira", declarou Fábio.

Segundo estudantes procurados pela TV Globo, o conteúdo das mensagens postadas era de ameaça. Um perfil anônimo no Instagram anunciava que um massacre ocorreria na escola em algum momento do mês de maio.

Logo após a repercussão da postagem, alunos disseram que o perfil teria mudado de nome e publicado, em seguida, um pedido de desculpas.

"Dizendo que era só para dar uma susto em quem merecia, em quem fazia bullying na escola, e não era para repercutir como repercutiu para os pais. Eu fiquei sabendo aqui: teve um monte de pai de aluno que vieram buscar os alunos porque estavam com medo", contou o estudante Felipe Fiel.

De acordo com outro estudante, que não foi identificado, após a queixa na delegacia, a polícia enviou uma viatura para a unidade de ensino, mas os policiais não permaneceram no local por muito tempo.

Resposta do governo


Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco afirmou que, após ficar sabendo das ameaças a estudantes na internet, a gestão escolar prestou um boletim de ocorrência.

"Desde então, a Polícia Civil e o Conselho Tutelar da região estão acompanhando o caso de ameaças, por meio de redes sociais. As aulas da unidade de ensino seguem acontecendo normalmente", disse o governo de Pernambuco, no texto.

Ainda no comunicado, a secretaria recomendou que "casos como estes sejam denunciados imediatamente para a direção escolar". Além disso, citou medidas implementadas em "todas as escolas da rede pública" estadual de ensino.

Entre elas, estão "ações e projetos de prevenção e conflitos, enfrentamento à violência, bom relacionamento, respeito e cultura de paz, além de ter uma proposta pedagógica pautada em uma filosofia de valores, tais quais respeito às diferenças, bom convívio e diálogo".

Fonte: G1-PE

Começa nesta quarta-feira dia (04) a greve dos professores da rede municipal de ensino do Brejo da Madre de Deus

segunda-feira, 2 de maio de 2022

Teto do Hospital da Restauração desaba após rompimento de tubulação de água; confira


Na tarde desta segunda-feira (2), o teto do Hospital da Restauração (HR), que fica localizado na Avenida Agamenon Magalhães, no Derby, acabou desabando. Segundo a assessoria de imprensa da unidade, os pacientes que estavam no local precisaram ser removidos.

TETO HO HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO DESABA


De acordo com as informações apuradas, houve um rompimento de tubulação da água e alguns dos pacientes foram removidos do local. O teto do Hospital da Restauração, por ser de gesso, acabou desabando e só houve transtorno na retirada das pessoas. A equipe de manutenção esteve no local e retirou as peças para repor novamente.

COMO ACONTECEU O DESABAMENTO DO TETO?


Segundo as testemunhas que estavam no local, o desabamento do teto de gesso ocorreu antes das 14h00 desta segunda-feira (2), e por ser o horário de visita dos familiares, muitos precisaram ser impedidos de entrar no local.

O que se sabe sobre o acontecimento, até o momento, é que a infiltração teve início na Ala Amarela e o desabamento do teto aconteceu entre a Ala Laranja e Vermelha.

Ainda na tarde desta segunda-feira, os funcionários do Hospital da Restauração (HR) chamaram os familiares dos pacientes por nome para realizar a entrega das sacolas com os pertences das pessoas.

Segundo Miguel Arcanjo dos Santos, diretor do Hospital da Restauração, todos os pacientes retirados das alas já estão acomodados em outras áreas do Hospital.

Fonte: Rádio Jornal Interior/Fotos via WhatsApp

Mulher fica gravemente ferida após ser atropelada por uma moto na BR-232 em Pombos


O acidente aconteceu por volta das 10h da manhã desta segunda-feira dia (02), no Km 58 da BR-232 em Pombos, no sentido Recife. Uma mulher foi atropelada por uma motocicleta no momento em que atravessava a rodovia.

O condutor informou que tentou frear mas não conseguiu desviar a tempo.  Ela ficou ferida, teve uma fratura exposta na perna, e foi encaminhada a um hospital de Vitória de Santo Antão (provavelmente o João Murilo).

O condutor da motocicleta realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal.

Do Blog Divulga Brejo/PRF

Sua coluna não precisa de concerto, ela precisa de movimento. Paulo Henrique Fisioterapia e Pilates


Não tenha medo de se movimentar!

Vamos usar um exemplo!

A coluna:

Uma coluna sadia precisa de movimentos. Carregar pesos, correr e dobrar-se para frente, tudo isso trás saúde para os discos e ossos. Se você evitar os movimentos por que dói, as dores iram aumentar e ficar cada vez pior.

Procure um Fisioterapeuta para lhe orientar.

Rua Dr. José Nery, S/N. Fones: (81) 9.9721-6523 / 9.9667-6437. Paulo Henrique Fisioterapia e Pilates.

Uma super novidade para você na Z-Auto Peças, agora nós estamos novamente vendendo pneus; confira

A Z-Auto Peças e Oficina está novamente vendendo pneus para seus veículos. Venha conferir de perto essa novidade, dispomos de diversas marcas e modelos.

Estamos localizados ao lado do posto de combustíveis no Trevo, na entrada da cidade do Brejo da Madre de Deus. Se preferir, entre em contato pelo fone: (81) 9 9795-1666 falar com Zata.

Três homens são esfaqueados nas proximidades de bares em Santa Cruz do Capibaribe; um dos homens não resistiu aos ferimentos e morreu


No início da madrugada desta segunda-feira (02), um homem identificado como Bruno Everton dos Santos Batista, de 25 anos na foto acima, foi esfaqueado após uma confusão em uma seresta. O fato aconteceu em um bar, situado às margens da PE-160, nas imediações da Central de Feiras em Santa Cruz do Capibaribe.

Na ocasião, a vítima foi socorrida para o Hospital Raimundo Francelino Aragão, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Outro caso de esfaqueamento que aconteceu na cidade, foi de duas pessoas que foram esfaqueadas após uma discussão nas imediações de um bar, situado na rua Maestro Alexandre, no bairro Nova Santa Cruz.

De acordo com informações de testemunhas, as vítimas esfaqueadas correram e adentraram no bar na tentativa de se livrar do agressor. Populares que estavam no local acionaram o SAMU, no entanto, as vítimas foram socorridas para o Hospital Raimundo Francelino Aragão antes da chegada dos primeiros socorros.

Segundo informações repassadas para a polícia, o suspeito seria um suposto moto-táxi que exerce as atividades de forma irregular. Diante dos fatos registrados, a Polícia Civil segue investigando o caso para identificar o autor do crime.

Fonte: Blog do Ney Lima

Confira a agenda semanal do Instituto São Jerônimo


Agenda Semanal – Instituto São Jerônimo

Segunda-feira (02/05) 
MANHÃ:
Dr. Luiz Alfredo (psiquiatra)
Patrícia Bezerra (hidroginástica)
MANHÃ E TARDE:
Dr. Erivaldo Mendes (cirurgião dentista)
Dra. Fabíola Ferreira (ginecologista e obstetra) 
José Alison (fisioterapeuta)
TARDE:
Dr. Leonardo Riegert (endocrinologista)
NOITE:
Patrícia Bezerra (hidroginástica)

Terça-feira (03/05) 
MANHÃ:
Patrícia Bezerra (hidroginástica)
MANHÃ E TARDE:
Dr. Erivaldo Mendes (cirurgião dentista) 
TARDE:
Josiann Muriel (psicóloga)
Jaciele Oliveira (nutricionista)
Elaine Barros (fisioterapeuta) 
Cristina (ventosa e acupuntura)

Quarta-feira (04/05)
MANHÃ:
Dr. Felipe Afonso (cardiologista e clínico geral)
Patrícia Bezerra (hidroginástica)
MANHÃ E TARDE:
Dr. Luiz Henrique (pediatra e oncopediatra)
Dr. Erivaldo Mendes (dentista) 
Ayslan Andrade (psicopedagoga) 
Gislley Vanyla (psicóloga)
TARDE:
Elaine Barros (fisioterapeuta)
NOITE:
Patrícia Bezerra (hidroginástica)

Quinta-feira (05/05)
MANHÃ E TARDE:
José Alyson (fisioterapeuta)
NOITE:
Patrícia Bezerra (hidroginástica)

Sexta-feira (06/05)
MANHÃ:
Dra. Vivian Medeiros (fonoaudióloga)
Patrícia Bezerra (hidroginástica)
MANHÃ E TARDE:
Erivelton Monteito (fisioterapia e estética) 
TARDE:
Josiann Muriel (psicóloga) 
NOITE:
Patrícia Bezerra (hidroginástica)

Sábado (07/05)
MANHÃ:
Dra. Éven Morgana (cirurgiã dentista)
Cristina (acupuntura e ventosa) 
Ayslan Andrade (psicopedagoga) 

Ligue ou envie mensagem via WhatsApp para o Instituto São Jerônimo através dos números:
(81) 3747-1978 / (81) 99407-9341 / (81) 99668-4735.

Instituto São Jerônimo – promovendo saúde e desenvolvimento

Homem montado a cavalo assalta 5 moradores em uma mesma rua no Agreste de Pernambuco


Um homem montado a cavalo assustou moradores e praticou diversos assaltos no último domingo dia (01) no bairro da Cohab II em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O suspeito abordou 5 moradores do bairro em uma mesma rua e levou vários pertences, como bolsas, celulares, carteiras e documentos.

Em um dos casos, uma moradora que foi assaltada tentou segurar a bolsa, mas o homem ameaçou a vítima e conseguiu puxar o pertence. A Polícia foi chamada para investigar o caso, mas até agora o homem não foi preso.

Esta é a segunda vez que uma situação como essa acontece em Garanhuns. Há 3 anos, um outro homem também praticou roubos a cavalo na cidade e até o presente momento não foi preso.

Com informações do repórter Eduardo Peixoto, da Rádio Jornal de Garanhuns.

domingo, 1 de maio de 2022

Homem é morto a tiros na noite deste domingo no distrito de Mandaçaia no Brejo da Madre de Deus


Um homem identificado até o momento como Wilian, de idade não informada, foi morto a tiros na noite deste domingo dia (01), nas 
proximidades da base da Compesa no distrito do Mandaçaia, na zona rural do Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco.

A vítima foi encontrada no meio da estrada por populares, com várias marcas de tiros pelo corpo. Ainda não se sabe a motivação e autoria do crime. A Polícia Militar foi acionado e está no local fazendo o isolamento da área.

O Instituto de Criminalística deve ser acionado para que sejam tomadas as medidas cabíveis de remoção do corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso. A qualquer momento mais informações sobre esse caso.

Do Blog Divulga Brejo/Fotos via WhatsApp

Feliz Dia do Trabalhador. Loja Ideal Construções

Brejense é encontrado morto nas proximidades do sítio Salobro, zona rural do Brejo da Madre de Deus

No final da tarde deste sábado dia (30), o corpo de um homem identificado como Paulo Inácio da Silva, de aproximadamente 49 anos, foi localizado em avançado estado de decomposição na zona rural do Brejo da Madre de Deus, Agreste Central de Pernambuco, próximo ao sítio salobro. O mesmo morava no Morro da Ação e estava desaparecido desde a última quarta-feira.

As primeiras informações dão conta de que um homem identificado apenas por Sales dono da propriedade sentiu um forte odor vindo das imediações do terreno, o mesmo deu uma volta e ao aproximar-se de uma pequena plantação encontrou o corpo. De imediato a polícia foi acionada, e por reconhecer de quem se tratava, entrou em contato com a família, que veio fazer o reconhecimento e constatou que de fato se tratava do mesmo.

Mesmo com o corpo em avançado estado de decomposição, foi possível notar que a vítima foi morta possivelmente a pauladas. Paulo era ex-presidiário, foi preso a um tempo atrás por roubo, mais já estava em liberdade a vários anos, e desde então não se ouviu falar mais em envolvimento dele nesse meio. Ele era divorciado e deixa 3 filhas e 3 netos.

O corpo foi encaminhado para o IML do Recife, para que fossem tomadas as medidas cabíveis.