terça-feira, 19 de setembro de 2023

Onda de calor no Brasil: Apac explica se Pernambuco será afetado; veja previsão


Uma onda de calor deve afetar parte do País nesta semana, fazendo a temperatura subir até 5ºC a mais do que o comum e ultrapassar 42ºC em algumas localidades. Pernambuco, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), não deve ser atingido pelo fenômeno.

Entretanto, com a chegada da primavera, a previsão é de que os termômetros marquem de um a dois graus acima da média do Estado. De acordo com o órgão, Pernambuco terá escassez de chuvas no período de outubro a dezembro.

Primavera é a estação mais quente e seca em Pernambuco 


Segundo a meteorologista da Apac Zilurdes Lopes, a primavera, que começa no próximo sábado (23), é a estação mais quente e seca do ano no Estado. A região do Sertão será a mais afetada pelo calor. As temperaturas podem chegar aos 40ºC.

“Neste período, a região que mais sofrerá com as altas temperaturas aqui no Estado é o Sertão, pois é a que mais tem o clima seco e quente. Já na Região Metropolitana, as temperaturas podem variar de 31ºC a 33ºC”, apontou a meteorologista.

“É a época mais quente e seca do ano. No momento, a nossa previsão é de que as temperaturas fiquem de um a dois graus acima da média, podendo variar de 31ºC a 33ºC. Mas nosso informe climático é atualizado sempre na segunda quinzena de cada mês, portanto, há sempre a possibilidade deste cenário mudar”, complementou.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário