quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Em um dia, três prefeitos pernambucanos dizem ter celulares hackeados


Apenas na última quarta-feira (31), três prefeitos de Pernambuco anunciaram ter seus aparelhos celulares hackeados. Os casos foram registrados pelos gestores municipais de Carnaubeira da Penha, Salgueiro e Cabrobó, todas localizadas no Sertão do Estado.

Nos três casos, prefeitos relataram que os criminosos realizavam o mesmo tipo de crime. Na ação, clonavam os perfis dos gestores e se passavam por eles, pedindo dinheiro aos contatos registrados no aparelho celular.

A Prefeitura de Carnaubeira da Penha chegou a divulgar um comunicado onde recomendou as pessoas que recebessem as mensagens falsas que deveriam ignorá-las e excluí-las imediatamente, sem fazer qualquer tipo de transferência ou depósito bancário.

O prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (MDB), comunicou que todos os procedimentos legais estão sendo tomados para resolver o problema. “Peço aos meus amigos e pessoas que receberam essas mensagens, que não respondam ou façam nada que for pedido”, alertou,

Já a assessoria do prefeito de Salgueiro, Clebel Cordeiro (MDB), confirmou a ação criminosa e pediu para que os usuários denunciassem. “Pessoal, o celular de Clebel foi hackeado! Quem o tiver no WhatsApp, bloqueie e denuncie por favor”, diz o aviso publicado em sua conta pessoal do Instagram.

Ação semelhante


Segundo informações da Rádio Jornal de Petrolina, uma ação parecida ocorreu em janeiro deste ano, no Sudoeste do Paraná.

Ao menos nove prefeitos da região teriam tido seus aparelhos celulares invadidos e as contas do Whatsapp copiadas. Na ação, os criminosos enviam mensagens aos contatos pedindo dinheiro e chegam a dar ordens de transferências de recursos.

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário