quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Com avanço da vacinação, Governo de Pernambuco anuncia fim da restrição de horário para atividades econômicas e sociais


O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anunciou nesta quinta-feira (28), avanços no Plano de Convivência com a Covid-19. A partir do dia 1º de novembro, não haverá restrição de horário para as atividades sociais, econômicas e esportivas. Entretanto, a secretária-executiva Ana Paula Vilaça, reforçou é necessário fazer o uso obrigatório da máscara e evitar aglomerações.

“Diante do cenário favorável da saúde e do avanço da vacinação, e a gente faz a ressalva para que as pessoas continuem se vacinando e completem seu esquema vacinal, hoje temos o fim do limite de horário do funcionamento das atividades sociais e econômicas. Outra importante conquista é a torcida para os jogos de futebol profissional, cujo limite até 30% da capacidade deste estádio de futebol. Além disso, permanece o controle de esquema vacinal a partir de 300 pessoas, sendo 90% deste público terá que ter as duas doses e apenas 10% com a primeira dose e a testagem para covid negativa”, explicou a auxiliar. 

Em relação a realização dos eventos sociais, shows, eventos corporativos, também houve avanços significativos e sob o argumento de terem sido permitidos graças a um diálogo constante com o setor. Agora, o público liberado passará de 2,5 mil pessoas para cinco mil pessoas, com limitação de  80% da capacidade do local - sempre o que for menor. Os produtores de eventos vão continuar contando com a plataforma Passe Seguro, selo lançado pelo Governo de Pernambuco que certifica os aplicativos que garantem o acesso, com agilidade e segurança, a eventos e shows.
"Não haverá horário limite de término, mas  50% da capacidade desses espaços terão que ser ocupado pelas pessoas, no formato de mesas e cadeiras. Nós vamos ter a presença do público em pé, mas sem aglomerar. Isso é o fundamental, que a gente tenha consciência de respeitar o distanciamento social, continuar utilizando a máscara e evitar a aglomeração", declarou Ana Paula. 

Também permanecerá para o mês de novembro, a exigência do controle do esquema vacinal completo. Ou seja, apresentar a comprovação das duas doses contra a covid-19 (90% do público) ou a primeira dose acompanhada da testagem negativa (10% do público). Outros avanços também foram anunciados nesta quinta-feira, no que diz respeito a cinemas, museus e teatros. Antes, a capacidade era de 2,5 mil presentes ou 80% da capacidade do local, o que fosse menor, e a partir do dia 1º de novembro, terá 100% da capacidade liberada. "Também permanece o controle do esquema vacinal a partir de 300 pessoas".

Diferentemente da desobrigação do uso da máscara no arquipélago de Fernando de Noronha, em espaços abertos, a partir do dia 17 de novembro, e da liberação do anúncio para a realização do Réveillon na ilha, a partir do dia 1º, Ana Paula Vilaça afirmou que não há previsão de quando essas medidas poderão ser estendidas para o Estado.

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário