segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Mãe e quatro filhos morrem após companheiro da vítima atear fogo na residência onde moravam no Recife


Uma mulher, três crianças e um bebê morreram neste sábado (29), depois que um incêndio atingiu 20 casas da comunidade Icauã, no bairro da Caxangá, na Zona Oeste do Recife. Segundo testemunhas, o companheiro da vítima é suspeito de atear fogo no local e foi linchado por moradores. Ele foi preso em flagrante pela Polícia Militar.

Ao g1, vizinhos contaram que o homem, identificado apenas como Guel, e a mulher eram os pais das quatro crianças. Conforme os relatos, o casal estava discutindo antes do incêndio.

O incêndio aconteceu por volta das 12h30, nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá. Imagens registradas no local mostram as chamas se espalhando rapidamente entre os barracos de madeira (veja vídeo acima).

De acordo com a Defesa Civil do Recife, foram atingidas 20 das cerca de 30 casas da comunidade, que é uma ocupação do Movimento Urbano dos Trabalhadores Sem-Teto (Must). Nenhum morador solicitou abrigo, segundo o órgão.

O g1 apurou que o corpo da mulher foi encontrado em um cômodo da casa enquanto os das crianças estavam em outro. As vítimas foram identificadas como:

-Isabele Gomes de Macedo, de 40 anos;
-Aline, de 7 anos;
-Adriel, de 4 anos;
-Aguinaldo, de 3 anos;
-Ariel, de 1 ano.

O Corpo de Bombeiros informou que enviou oito viaturas, sendo três de combate a incêndio, uma de salvamento, uma de resgate e outras três de comando operacional. Ao todo, 26 militares estavam envolvidos na operação.

O major Matias Júnior, do Corpo de Bombeiros, informou que, entre as vítimas, estavam crianças de 2, 4 e 5 anos, além do bebê, que tinha "alguns meses". Segundo ele, o imóvel onde a família morava tinha partes de madeira e de alvenaria.

"Ao chegar no local, as chamas estavam em grande proporção e se propagando de forma rápida. Então, nossas ações inicial foram o combate direto às chamas, a preservação da área e salvaguardar tanto a população quanto os militares envolvidos. No decorrer, foram identificados e, depois, confirmados pela perícia oficial cinco óbitos", afirmou.

Suspeito foi linchado

Uma moradora, que pediu para não ser identificada, disse que o homem, conhecido como Guel, estava embriagado quando o incêndio começou. Imagens enviadas ao g1 mostram o momento em que ele foi conduzido por policiais militares enquanto moradores corriam atrás dele e tentavam agredi-lo.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que equipes do 12º Batalhão da Polícia Militar foram acionadas para o local do incêndio e, após isolarem a área, chamaram o Corpo de Bombeiros.

Segundo a secretaria, o homem estava sendo linchado por moradores quando as forças de segurança chegaram ao local da ocorrência. Ele foi preso em flagrante e levado pela PM para um hospital.

Fonte: G1-PE

Abertura do Natal dos Sonhos 2025 será no dia 02 de dezembro em Brejo da Madre de Deus

O Natal dos Sonhos 2025 já tem data marcada para a sua abertura, e a Prefeitura do Brejo da Madre de Deus, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico, convida a todos para participarem do início das celebrações, que acontecerá na próxima terça-feira, 02 de dezembro, a partir das 18h, na Praça do Bom Conselho.

A edição 2025 contará com apresentações do Grupo de Idosos do SCFV, das escolas do município, Banda Musical Madre de Deus, Grupo Pint, apresentação de Ballet e do grupo Liga dos Heróis. Também haverá a tão aguardada chegada do Papai Noel e toda sua turma, que farão um cortejo saindo do prédio da Prefeitura Municipal com destino à Praça Nossa Senhora do Bom Conselho. Após a abertura em Brejo sede, o clima natalino será levado para outras localidades do município.


O Natal dos Sonhos já está no calendário do nosso município e, a cada ano, reafirma seu papel como um dos momentos mais especiais para as famílias brejenses, reunindo cultura, encanto e o espírito natalino que transforma o centro da cidade em um espaço de celebração e convivência.

Secretaria de Comunicação
Prefeitura do Brejo da Madre de Deus