segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Você sabia que o Neuropsicopedagogo pode atuar com idosos? A especialista Andreza Martins te explica

Você sabia que o neuropsicopedagogo é um importante profissional para planejar intervenções e/ou programas terapêuticos para casos de estimulação/ reabilitação cognitiva?

✓Na estimulação cognitiva:

À medida que envelhecemos, os estímulos das atividades diárias tendem a diminuir, sobretudo na denominada quarta idade, quando apresentam-se dois estágios de comprometimento: a dependência funcional – atividades de vida diária comprometidas; e a fragilidade – com independência relativa, mas com dificuldades em ao menos dois domínios: sensoriais, mobilidade, metabolismo energético, memória ou distúrbios psíquicos.

A estimulação cognitiva pode ajudar a diminuir este efeito através de vários exercícios, tais como:

Exercícios de orientação e de reconhecimento através dos sentidos; Exercícios de linguagem, raciocínio, atenção e memória;
Jogos de tabuleiro, entre outras atividades.

✓Na Reabilitação Cognitiva:

Indicada para pacientes com perdas cognitivas, a reabilitação cognitiva objetiva a redução dos déficits oriundos de enfermidades neurológicas,( AVC, Alzheimer são exemplos ) ou outras demências, proporcionado ganho em autonomia e independência, dentro do possível.

Dentro dessas ações, temos como objetivos:

1. Ampliar a qualidade de vida e autoestima do paciente;
2. Atenuar os problemas cognitivos, considerando o grau de dificuldade de cada paciente;
3. Espaçar a progressão da enfermidade e o declínio mental;
4. Amenizar as disfunções comportamentais que o paciente com demência normalmente é acometido.

Desta forma, faz-se necessário estimular as funções cognitivas ainda preservadas, compensando as funções já comprometidas, através da plasticidade cognitiva: capacidade do cérebro de se habituar com os novos desafios.

A intervenção a ser desenvolvida é individualizada, após avaliação do idoso, com base nas queixas do mesmo e da família. Estas, são desenvolvidas através de jogos que estimulem a atenção, o raciocínio, a memória, além de tarefas que se aproximam do dia-a-dia do paciente.

Não deixe de procurar ajuda para o seu familiar! Cuide de seu dia-a-dia fornecendo qualidade de vida, autoestima e independência.

Entre em contato pelo WhatsApp: 
81 99486-1807 ou 991862623

Nenhum comentário:

Postar um comentário