quarta-feira, 2 de maio de 2018

Hoje é quarta-feira, dia das dicas de saúde bucal com o Dr. Ricardo Tavares

O que é Mucocele, e como tratar?


Mucocele é o nome que se dá a uma lesão cística (cisto) benigna, com formato arredondado de “bolha”, localizada e “flutuante”, e que em seu interior possui saliva, podendo aparecer na língua, bochechas ou palato (céu da boca), mas principalmente nos lábios inferiores.

Ocorre geralmente devido à um trauma na região, mordidas repetitivas ou quando uma pequena glândula ou ducto salivar sofre uma obstrução. Crianças e jovens são os mais acometidos. Normalmente é assintomático (sem dor), mas pode ser sensível ao toque, variando de tamanho de 1 a 5 mm.

Em muitos relatos ele drena (estoura) e regride sozinho, a saliva acumulada sai espontaneamente, já resolvendo a situação por si só. Porém, há os mucoceles que não drenam sozinhos ou ficam reaparecendo repetitivamente, e nestes casos uma pequena intervenção cirúrgica será necessária.

O procedimento é simples, realizado no consultório odontológico e consiste na remoção das pequeninas glândulas salivares adjacentes ao mucocele. Em alguns casos de dúvida, é recomendado que a lesão cística seja submetida a um exame histopatológico (técnico laboratorial) já que existem algumas lesões neoplásicas (cancerígenas) que se assemelham clinicamente com o mucocele, eliminando assim qualquer dúvida

Desta forma, o ideal é que se realize uma consulta com o Cirurgião-dentista ou no caso de crianças, com o Odontopediatra, pois somente eles saberão diagnosticar corretamente e o que se deve ser feito de maneira precisa e segura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário