quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Quarta-feira dia das dicas de saúde bucal com o Dr. Ricardo Tavares


O tratamento de canal é um dos procedimentos bucais mais temidos pelos pacientes. Com uma fama de doer bastante e ter um pós-operatório que necessita de muitos cuidados, ela costuma assustar algumas pessoas. Indicado para tratar uma lesão ou cárie significativa que danificou a polpa do dente, não dá para fugir do tratamento quando indicado pelo seu dentista. No entanto, a odontologia evoluiu muito e o tratamento já é bastante diferente de como era realizado antigamente. Não há motivos para tanto pavor. O Dr. Ricardo Tavares explica como funciona a cirurgia e dá dicas para aquelas pessoas que ficam nervosas só de pensar nesse procedimento.

POR QUE O PROCEDIMENTO CAUSA MEDO NAS PESSOAS?


Como é uma área cercada por terminações nervosas, a operação tende a doer por conta da sensibilidade do local. Se você parar para conversar com pessoas mais velhas, certamente elas vão contar histórias nada agradáveis sobre o procedimento. A boa notícia é que isso é passado, já que com os avanços da odontologia o tratamento é mais confortável para os pacientes hoje em dia. “Com a utilização da anestesia local pelo profissional responsável, a dor passa e o tratamento torna-se mais tranquilo tanto durante a operação, quanto no pós-operatório”, tranquiliza.

PRINCIPAIS DICAS PARA QUEM ESTÁ NERVOSO


Se você precisa fazer um canal e está nervoso com o procedimento, algumas dicas podem ser úteis nesse momento. Comece buscando um profissional experiente e preparado, no qual você tenha confiança. Pedir indicação de amigos e familiares pode ajudar. Se o nervosismo persistir e o você não conseguir relaxar nessa etapa da operação, Ricardo dá uma outra dica: “Caso necessário, algumas clínicas possuem recursos para sedar pacientes com um médico anestesista. Porém, o tratamento já é realizado com anestesia local que o próprio dentista aplica”, comenta. Além disso, antes de passar pelo tratamento, pesquise sobre o assunto, converse com seu dentista, tire dúvidas, entenda todas as etapas de um procedimento de canal e você verá que não é assim assustador como dizem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário