quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Terceiro pacote com sementes misteriosas enviadas pelos Correios é registrado em Pernambuco


Pernambuco registrou o terceiro caso de sementes misteriosas enviadas pelos Correios. Uma moradora de Barreiros, na Zona da Mata, recebeu um pacote com as sementes em agosto, mas o caso foi registrado apenas nesta quinta-feira (8), após ela postar um vídeo nas redes sociais e ser contactada pela Polícia Federal (PF).

As sementes foram enviadas de Taiwan, país asiático, para o município pernambucano, segundo a PF. Outros dois casos foram registrados no estado. O primeiro pacote foi localizado em 18 de setembro, em Águas Belas, no Agreste. Na quarta-feira (7), as sementes misteriosas chegaram a uma residência no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife.

Ainda de acordo com a PF, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que, desde agosto, moradores de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal relataram receber pacotes de sementes não solicitadas. Esses produtos chegam, normalmente, junto com compras feitas pela internet.

A Polícia Federal também informou que aqueles que receberem pacotes com sementes devem encaminhá-las para uma unidade do Ministério da Agricultura e não devem manuseá-las.

Em caso de recebimento de pacotes desconhecidos, recomenda-se que o destinatário entre em contato com o Mapa, por meio do telefone (81) 3236-8500 ou pelo e-mail gab-pe@agricultura.gov.br. No Recife, a unidade do Ministério da Agricultura fica na Avenida General San Martin, 1000, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste da cidade.

O Ministério da Agricultura afirmou, ainda, que os pacotes "supostamente" foram enviados de quatro países da Ásia. Moradores dos Estados Unidos e do Canadá também registraram casos semelhantes. A suspeita do governo brasileiro é que seja uma fraude relacionada ao comércio on-line.

Da investigação feita pelo ministério, foi identificado que:


-Sementes de 25 embalagens mostraram três fungos diferentes

-Um pacote apresentou ácaro

-Quatro embalagens têm possibilidade de conter plantas daninhas não presentes no país

-Dois pacotes com a presença de bactérias

Ainda não há a identificação de quais são essas bactérias e fungos, pois os materiais seguem em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, referência no assunto. O Ministério da Agricultura espera terminar a avaliação das sementes em até 30 dias.

Fonte: G1-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário