domingo, 31 de maio de 2020

Taxa de contágio do coronavírus abaixo de 1 em Pernambuco sugere estabilização da epidemia


É preciso, contudo, mantermos o isolamento social para que essa taxa seja mantida e consequentemente seja possível dar um freio no avanço da doença. 

O cálculo para se chegar ao número efetivo de reprodução (R), como cientificamente é chamada a taxa de contágio, leva em consideração variáveis como o número de casos confirmados diariamente, o volume de pacientes recuperados e os casos ainda em tratamento.

"Nosso objetivo foi atingido com muito esforço de todos, sobretudo da grande da população, que compreendeu a importância do isolamento social. Os números são importantes, mas não querem dizer que vencemos a guerra. Ainda temos um longo caminho pela frente. Precisamos manter o foco", afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. 

A desaceleração da epidemia, segundo o Estado, também foi sentida no sistema de saúde. "Com a expansão da rede e o aumento da quantidade de profissionais, a fila de espera por leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) atingiu o menor patamar desde o mês de março", destaca a nota do governo, que não informou quantos são os pacientes que hoje aguardam uma vaga de terapia intensiva. Pelo boletim epidemiológico divulgado, neste domingo (31), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 96% dos 672 leitos de UTI permanecem ocupados. 

Nesta segunda-feira (1º), o governo do Estado apresentará o plano de retomada das atividades econômicas. Será divulgado o cronograma de flexibilização das regras para cada setor, assim como os protocolos de higiene e distanciamento social que serão exigidos para que as empresas reabram as portas. 

"Vale destacar que alterações no cronograma de abertura e a possibilidade do retorno de medidas mais duras de isolamento não estão descartadas. Os dados de saúde serão monitorados diariamente e vão orientar as decisões do Gabinete de Enfrentamento ao Coronavírus", diz a nota do governo de Pernambuco. 

Balanço 


Neste domingo (31), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou 1.023 novos casos da covid-19 em Pernambuco. Com isso, Pernambuco totaliza 34.450 casos já confirmados, sendo 14.336 graves e 20.114 leves. Dos casos graves, 1.051 evoluíram bem, receberam alta hospitalar e estão em isolamento domiciliar. Outros 5.713 estão internados, sendo 225 em UTI e 5.488 em leitos de enfermaria das redes pública e privada. Desde o início da epidemia, o Estado totaliza 2.807 mortes pela covid- 19.

Até agora, os casos graves confirmados da doença estão distribuídos por 161 municípios pernambucanos, além do Arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra mais 1.449 pacientes recuperados do novo coronavírus em Pernambuco, totalizando 15.342 pessoas curadas da covid-19 no Estado.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas sugestivos de covid-19 em Pernambuco,  9.551 casos já foram confirmados e 9.831 descartados. As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. 

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário