segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Tremores de terra são registrados em Caruaru, no Agreste de Pernambuco


Moradores de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, sentiram a terra tremer na noite desse domingo (29). Isso porque três tremores de terra foram registrados na cidade. De acordo com o Laboratório de Sismologia de Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), os abalos ocorreram após as 22h30 e tiveram magnitudes de 2.2, 1.7 e 1.9 na escala Richter, que vai até até 9.0.

Ainda segundo o laboratório, o centro dos tremores ocorreu a 12 km no Oeste de Caruaru e a 7 km no Nordeste de São Caetano, também no Agreste do Estado.

Esses abalos costumam ser normais na região e ocorrem por causa de pequenas falhas geológicas que se movimentam e causam tremores de baixa intensidade no Estado, de acordo com o geofísico Eduardo Menezes da UFRN. "Estamos no meio da Placa Sul-Americana. No meio dela, há áreas em que ocorrem os chamados 'tremores intraplaca. Nós temos várias áreas que possuem falhas geológicas, que entram em atividade em função dos esforços que atuam no interior da Terra que geram essas vibrações", explicou em entrevista à Rádio Jornal Caruaru.

Fonte: JC

Nenhum comentário:

Postar um comentário