segunda-feira, 28 de maio de 2018

Golpe no WhatsApp promete camisa da seleção brasileira


Começou a circular no WhatsApp um novo golpe virtual que promete aos usuários uma camisa da seleção brasileira de futebol, caso a mensagem seja compartilhada com até 30 amigos. Segundo a empresa Kaspersky Lab, a fraude chega até a vítima de três formas - encaminhada por um amigo, por notificações maliciosas configuradas no navegador ou por grupos.

Ao clicar no link, o usuário é direcionado para uma página, hospedada na Rússia, coincidentemente o país a receber o próximo mundial. A falsa promoção já é ativada quando a vítima compartilha o texto com três contatos. O que acontece na sequência depende do sistema operacional de cada smartphone.

Se o sistema for iOS (iPhone), o usuário será convidado a instalar aplicativos legítimos que geram lucros aos cibercriminosos em seu telefone. No caso do Android, será oferecida a instalação de um serviço malicioso, que exibe propagandas de forma agressiva, entre outras ações.

Nos dois casos, o usuário tem seu smartphone infectado e não recebe a camisa prometida. Segundo a Kaspersky Lab, o ataque está utilizando domínios registrados e hospedados na Rússia.

"As mensagens maliciosas dessa campanha se utilizam de domínios brasileiros e russos, escritas em português nativo, porém utilizando servidores de controle hospedados na Rússia", afirma o analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil, Fabio Assolini.

Fonte: NE-10

(Apoio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário