terça-feira, 26 de março de 2024

Projeto Compesa na Estrada estaciona em Fazenda Nova; veja como fica o abastecimento de água após a interligação da Adutora do Agreste

Até esta quarta-feira (27), a carreta do projeto Compesa na Estrada ficará estacionada em frente ao Teatro de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova no Brejo da Madre de Deus. A visitação, iniciada ontem (25), é aberta ao público e pode ser feita das 12h às 20h. São esperados mil visitantes que terão acesso a um vasto conhecimento sobre saneamento básico, sustentabilidade e educação socioambiental.

O projeto lançado em 2022, já percorreu 12 mil quilômetros visitando 20 cidades de Pernambuco e levando conhecimento a cerca de 20 mil pessoas. Com o conteúdo sendo repassado de maneira interativa através de cinco jogos e outros recursos de tecnologia, a Compesa busca conscientizar crianças e adultos de forma divertida e dinâmica sobre temas relacionados ao saneamento, como o uso consciente da água e descarte adequado do lixo. Já através da realidade virtual é possível visitar as unidades da Companhia que fazem o saneamento acontecer.

Abastecimento

As águas do Rio São Francisco, através da Adutora do Agreste também chegaram à Fazenda Nova. Pensando no período da Semana Santa em que o distrito recebe milhares de visitantes para o espetáculo da Paixão de Cristo, a Compesa  conseguiu antecipar o benefício para 12 mil pessoas, incluindo, além de Fazenda Nova, os distritos de Barra de Farias e Mandaçaia, no Brejo da Madre de Deus, e Itaúna em Caruaru.

A obra proporcionou um aumento de 25 litros de água por segundo, passando de 15 l/s para 40 l/s, um incremento de mais de 100% da produção atual para Brejo da Madre de Deus. Isso permitiu beneficiar diretamente os distritos de Fazenda Nova (inclusive o Teatro de Nova Jerusalém), Barra de Farias, Mandaçaia e Itaúna Caruaru, que eram atendidos pela barragem de Santana II. 

Foi antecipado o benefício para essas localidades a partir de uma interligação de redes por meio de uma derivação da Adutora do Agreste, uma vez que o trecho do projeto original desta adutora para Brejo da Madre de Deus ainda está em execução. A população de Fazenda Nova e Barra de Farias passará a receber água todos os dias. Antes da obra, o regime de distribuição era de 15 dias com água e 15 dias sem. Já em Itaúna e  Mandaçaia o regime passou a ser de cinco dias com água e cinco dias sem.

Da assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário