quarta-feira, 9 de maio de 2018

Confirmada terceira morte por H1N1 em Pernambuco


A terceira morte do ano de paciente com síndrome respiratória aguda grave (SRAG) foi confirmada pelo Estado de Pernambuco confirmou, na tarde desta terça-feira (8). O paciente apresentou resultado laboratorial positivo para o vírus H1N1. Considerando casos leves e graves de H1N1, H3N2 e influenza B, subiu para 60 o número de pessoas que adoeceram por gripe.

O balanço aponta 452 casos de SRAG, com 14 resultados positivos para H1N1 e 10 para H3N2. Somados a esses casos, há os quadros de síndrome gripal, que congrega 23 confirmações para H1N1, 12 de H3N2 e 1 de influenza B. O número de casos de SRAG, neste ano, representa uma diminuição de 30,4% em relação a 2017, quando foram registrados 650 adoecimentos, sendo 62 para H3N2, 8 de influenza B, 3 de vírus sincicial respiratório (VSR) e 1 de para influenza.

Vacinação


No próximo sábado (12), acontece o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. Apenas em Pernambuco, cerca de 5 mil pontos de vacinação, entre postos de saúde e unidades volantes, estarão recebendo a população inclusa nos grupos prioritários para se imunizar contra a doença. Estão aptas a participar da campanha 2.399.361 pessoas, desses, 414.875 pernambucanos (17,2%) foram imunizados.

A campanha de vacinação contra a influenza é voltada para idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos até 45 dias), trabalhador de saúde, professores, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Também contempla pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais: doença respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, hepática crônica, neurológica crônica; diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias.

Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. As pessoas com história de alergia a ovo, que apresentem apenas urticária após a exposição, podem receber a vacina da influenza mediante adoção de medidas de segurança. A vacina é contra-indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Fonte: Tv Jornal


Nenhum comentário:

Postar um comentário